Escolha e mantenha limpo o escorredor de louças com dicas simples e fáceis
Embora o escorredor de louças seja um dos objetos mais utilizados em uma cozinha, nem sempre as pessoas sabem ou lembram-se de limpá-lo. Duráveis e onipresentes, esses utensílios acabam sendo negligenciados durante a lavagem da louça ou mesmo da faxina, pois fazem parte da rotina de higienização. Mas a manutenção periódica é necessária, afinal, ficam em um ambiente úmido e sujeito a contaminações e à proliferação de bactérias.
Na hora da compra muita gente também se pega em dúvida diante da farta oferta de materiais, cores e modelos, que fazem dos escorredores um elemento decorativo capaz de imprimir personalidade e charme à cozinha. Todavia, a durabilidade e a capacidade de acomodar a louça produzida pela família não podem ser esquecidos durante a escolha desse acessório.
Para quem tem uma cozinha mais compacta, alternativas são os dobráveis, que ficam abertos na pia e, após o uso, podem ser fechados e guardados no armário.
Assim como aconteceu com as tábuas de carne, o bambu surge como alternativa para a estruturação de escorredores. Menos durável que o aço inox, o material tem a vantagem de contar com a proteção antimicrobiana.
Limpe os modelos de aço inoxidável com detergente neutro e esponja macia, pois embora o material seja bastante resistente, tende a riscar com facilidade. Após a lavagem, sempre que possível, enxágue o produto com água quente e seque-o imediatamente, para que o brilho original seja mantido.
No caso do bambu, para nutrir as fibras e conservar a cor natural, aplique uma camada fina de óleo mineral (encontrado em farmácias) com a ajuda de um pano seco e limpo, duas ou três vezes ao ano. E, qualquer que seja o material estrutural, mantenha os escorredores em locais arejados.
Se o escorredor, em função do seu design, favorecer o acúmulo de água em sua base, é possível que exista a proliferação de bactérias e fungos. E neste contexto há o risco de contaminação dos utensílios e, consequentemente, de infecções como gastroenterites, que causam dores abdominais, diarreias e vômitos.
Para evitar tais problemas, Graziella Hanna, infectologista do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, recomenda a desinfecção semanal do escorredor. Para isso, dilua um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Deixe o utensílio imerso nessa solução por uma hora e, após o procedimento, enxágue e seque o objeto normalmente.
Fontes: Dra. Graziella Hanna, infectologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo; Eliana Gera, diretora de Operações da House Shine; catálogo das empresas fabricantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.