Sonho de menina: designer brasileira cria sapato para a nova Cinderela
Muitas meninas cresceram com o sonho de usar um sapatinho de cristal tal qual o de Cinderela na animação da Disney. E esse grupo agora conta com a brasileira Sarah Chofakian, que mais do que desejar a peça, recebeu o convite para criar uma versão do calçado, oferecendo a muitas mulheres da vida real um pouco do romance desse clássico conto de fadas.
A designer se junta ao brasileiro Alexandre Birman e à Melissa na ação de marketing internacional que ainda conta com grifes como Jimmy Choo e Salvatore Ferragamo, para a divulgação do longa-metragem “Cinderela”, com Cate Blanchett, Lily James e Helena Bonham Carter, que estreia nos cinemas nacionais nesta quinta-feira (26). Cada um dos escolhidos teve liberdade para desenvolver sua própria versão. No caso de Sarah, o desenho para o sapatinho envolveu como base o modelo homônimo, seu best-seller, forrado com seda pura francesa, coberto por uma suave capa de tule e adornado com 750 cristais Swarovski.
“Queriam que eu fizesse a minha leitura do sapato, com base na minha identidade de criação. Então, escolhi esse modelo 'Sarah', que é o queridinho das nossas clientes, e o trabalhei sob uma ótica mais sonhadora e delicada”, conta a designer ao UOL Moda. “Não queria criar dentro do conceito da ‘perua’, busquei seguir o lado romântico da personagem. Ser Cinderela é provavelmente o sonho de muitas meninas. Eu sempre fui uma mulher muito independente, focada no meu trabalho e na minha família, como uma pessoa sólida e determinada. Mas não dá pra negar que essa coisa da fantasia, que a gente entra em contato quando pequena, acaba ficando em nosso inconsciente.”
Sarah conta que do momento do convite da Disney à entrega do sapato pronto foram apenas dez dias. A equipe da empresa, em julho de 2014, enviou à designer alguns materiais sobre o filme e partir daí ela virou madrugadas na elaboração do modelo. “Estudei todo o universo da Cinderela (risos)”, conta. “Esse convite foi um reconhecimento incrível do meu trabalho.” Como o sapato é inteiramente artesanal, as clientes podem fazer encomendas pelo valor de R$ 3850.
Versão brasileira
Alexandre Birman e a Melissa, junto à Sarah, completam o "power trio" verde e amarelo nesse ambicioso projeto da Disney. Primeiramente convocado para produzir apenas para o mercado internacional, Birman (dono da varejista Arezzo) acabou criando dois modelos do sapato de Cinderela: um custando US$ 1.180 (cerca de R$ 3.850) e outro, para o mercado nacional, sob o valor de R$ 4.220 (ambos os modelos estão à venda sob encomenda).
A Melissa também já colocou no mercado suas duas versões: um sapatinho de plástico transparente com aplicação de uma borboleta na ponta e salto acrílico (que custa R$400) e uma sapatilha modelo Ultragirl com várias opções de cores (R$ 140).
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