Topo

Tratamento reduz risco de diabetes em quem teve a doença na gravidez

Risco de diabetes tipo dois era 48% maior para quem teve a doença na gestação - Getty Images
Risco de diabetes tipo dois era 48% maior para quem teve a doença na gestação Imagem: Getty Images

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

10/03/2015 16h32

 

Aproximadamente 9% das gestantes desenvolvem diabetes gestacional, doença que, geralmente, desaparece após o parto. Todavia, com o avanço da idade, cerca de metade dessas mulheres desenvolve diabetes tipo dois. Um novo estudo sugere que há duas maneiras de reduzir de forma significativa esse risco.

Os pesquisadores estudaram 350 mulheres com histórico de diabetes gestacional e as compararam a 1.416 mulheres que tinham dado à luz, mas não tiveram a doença. As participantes foram escolhidas de forma aleatória para receber um desses tratamentos: exercícios intensos e um plano de dieta, metformina –um medicamento contra o diabetes– ou placebo.

De um modo geral, o risco de desenvolver diabetes tipo dois aumentou 48% para as mulheres com histórico de diabetes gestacional ao longo dos dez anos de estudo, em comparação com as que permaneceram saudáveis durante a gestação.

A metformina reduziu o risco de contrair diabetes após a gestação em até 40%, enquanto que o plano de mudança de estilo de vida diminuiu o risco em até 35%. O medicamento não apresentou eficácia entre as participantes que não tiveram diabetes gestacional, mas o plano de mudança de estilo de vida reduziu de forma significativa o risco de contraírem diabetes tipo dois. O estudo foi publicado on-line no periódico "The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism".

"As mulheres que tiveram diabetes gestacional continuam correndo um risco grande de desenvolver a doença muitos anos após a gestação, e esse risco pode ser reduzido por meio do uso de metformina e de uma mudança de estilo de vida. Essas medidas representam um benefício significativo para a saúde pública", afirmou Vanita R. Aroda, principal autora do estudo e médica pesquisadora do Instituto de Pesquisas de Saúde MedStar.