Topo

Inspire-se no visual sofisticado da apresentadora Renata Vasconcellos

3.nov.2014 - Renata Vasconcellos estreia no "Jornal Nacional" - Reprodução/TV Globo
3.nov.2014 - Renata Vasconcellos estreia no "Jornal Nacional" Imagem: Reprodução/TV Globo

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 07h00

Renata Vasconcellos assumiu recentemente a bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo, e arrancou elogio dos telespectadores. O visual sofisticado e ao mesmo tempo natural da apresentadora segue o padrão de beleza dos telejornais. "O cabelo de uma jornalista deve passar credibilidade. Não pode ser um penteado muito moderno e ultra contemporâneo. Precisa ser mais clássico", explica o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo

Quando o assunto é maquiagem, o cuidado é semelhante. Nada de sombras coloridas ou batom chamativo. "Tem que ser uma imagem que passe segurança e confiança", conta Andréa Malagoni, maquiadora do salão JJ Cabeleireiros, também em São Paulo. Inspire-se no visual da apresentadora com as dicas abaixo:

Renata Vasconcellos - Jornal Nacional - Cor dos cabelos - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Corte e coloração

A grande aposta de Eron para conquistar o look clássico de Renata é o chanel com volume. "É elegante, sofisticado e atemporal. Deixa a mulher feminina", conta. O corte traz a base reta e com algumas camadas na parte de cima. O truque serve para dar leveza e movimento. "O cabelo dela tem um leve toque arredondando e franja longa, quase na altura do nariz, para abrir a expressão", detalha o cabeleireiro.

Já que as madeixas não podem chamar mais atenção que a notícia, é preciso cuidado redobrado na coloração para que ela não fique muito em evidência. Apresentadoras de telejornais costumam optar pelos tons de castanho. "Cores reluzentes demais, como o vermelho fogo ou o loiro platinado, devem ser deixadas de lado por quem quer uma imagem sóbria", comenta o cabeleireiro.

Renata Vasconcellos - Jornal Nacional - Penteado - João Cotta/Divulgação/TV Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Penteado

O bobe é o grande responsável pelas ondas largas e o caimento natural nos cabelos de Renata. Eron ensina a dar o acabamento usando um truque caseiro. "Seque totalmente, esticando os fios com uma escova média. Enrole os bobes médios e deixe por 40 minutos. Se não tiver, faça rolos com os dedos e prenda com grampos. Finalize com um spray de fixação".

Renata Vasconcellos - Fantástico - maquiagem - João Cotta/Divulgação/TV Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Maquiagem

Apesar de leve, a maquiagem de Renata fica em evidência, pois é preciso "marcar" as áreas do rosto para que a câmera possa captar os detalhes. Você pode usar esse mesmo truque quando quiser ficar discreta, mas sair bem nas fotos. "Pele viçosa e olhos realçados são interessantes, pois nos expressamos demais através do olhar. A Renata usa delineador e isso a mantém com um ar clássico e atual", explica a maquiadora. "Sombras ou batons muito coloridos não passam credibilidade em uma função séria como a dela", completa.

Se quiser imitar a make, depois do ritual diário de limpeza e aplicação do protetor solar, comece a produção pelo primer. É ele que vai preparar a pele para receber os produtos. Com a ajuda de um pincel, aplique a base em todo o rosto, seguida do corretivo, para minimizar olheiras e manchas. "Misturar um pouquinho de iluminador líquido à base garante uma pele levemente iluminada", ensina Andréa. Para dar acabamento, use um pó solto aplicado com pincel. Já o blush deve ser em tom de rosa ou pêssego e sua aplicação começa na linha das têmporas, para realçar as maçãs do rosto.

A discreta sombra bege é ideal para cobrir toda a pálpebra móvel. O marrom claro entra apenas para definir o côncavo. "De preferência, a sombra deve ser opaca, nada de brilho", conta a profissional. O traço delineado nos olhos pode ser feito com lápis preto bem macio ou delineador. "Aplique também máscara de cílios nos fios superiores e inferiores e finalize com batom cor de boca", completa Andrea.