Aquecedores deixam a casa aconchegante, mas requerem cuidados de uso

Com o inverno e a chegada de frentes frias que custam a passar, o interesse por aquecedores de ambientes aumenta. Esses aparelhos elétricos, cada vez mais populares, empregam tecnologias distintas para prover calor e podem ser facilmente encontrados em diferentes tamanhos e preços.
Tecnologias disponíveis
-
Irradiadores
Compactos e muito populares, funcionam por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. Costumam ter bom desempenho, pois praticamente toda a energia consumida se transforma em calor. Não são boas opções para quem tem crianças ou animais, pelo risco de queimaduras provocadas pelo contato indevido com a fonte de calor. Além disso, causam forte ressecamento do ar.
-
Termoventiladores
Contam com sistema de hélice que ajuda a dissipação do calor. Esse tipo possui resistências incandescentes protegidas em gabinetes fechados. De fácil transporte, têm desempenho menor do que os modelos irradiadores. Além disso, consomem mais energia elétrica e o ruído do ventilador pode incomodar, alertam o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande.
-
A óleo
Esses equipamentos também usam resistência, mas o ar não entra em contato com ela, por isso os aquecedores a óleo não ressecam o ambiente. No geral, costumam ser mais caros e maiores. Mas são mais silenciosos e seguros, sendo indicados para quem tem crianças.
-
Cerâmicos
Contam com uma resistência que aquece um material cerâmico que a envolve. Compactos, estes equipamentos ressecam menos o ar, esquentam rápido e são econômicos. Também podem vir acompanhados de controle remoto, programação de temperatura e tempo. O formato de torre é o preferido dos consumidores residenciais por ocupar menos espaço e ser mais fácil de ser guardado.
Cuidados de instalação e uso do aquecedor
-
Prefira sempre os modelos com termostato. O equipamento controla até que ponto a temperatura deve chegar, sem superaquecer o ambiente;
-
Mantenha crianças a uma distância segura dos aquecedores para evitar que se queimem se tocarem no aparelho;
-
Nunca encoste o aparelho em cortinas, roupas de cama, toalhas ou qualquer outro material combustível, evitando a ocorrência de incêndios;
-
Evite a utilização do aquecedor ligado em benjamins ou "Ts" (como são conhecidos os pinos multiplicadores), especialmente, junto com outros aparelhos elétricos;
-
Jamais use o aquecedor para secar roupas;
-
Mantenha o aparelho sempre limpo e livre de poeira;
-
Coloque seu aparelho somente sobre superfícies planas, firmes, limpas e secas. Nunca utilize o aquecedor sobre superfícies instáveis como camas, sofás, tapetes ou carpetes espessos;
-
Respeite a dimensão do cômodo:
- No geral, os aquecedores domésticos têm capacidade para atender espaços entre 20 e 25 metros quadrados. Isso significa que um cômodo com 40 metros quadrados vai precisar de dois aparelhos localizados em pontos diferentes para que o aquecimento seja uniforme. Todavia, não há problema em usar o equipamento em uma área menor, especialmente se ele tiver um termostato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso