É possível plantar batatas em vaso; aprenda os truques

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), pelo menos 200 milhões de toneladas de batata são consumidas por ano, em todo o mundo. Riquíssimo em carboidratos, o tubérculo está entre os cinco alimentos mais importantes para o homem (outros são o arroz, o trigo, o leite e o milho).
É fácil encontrar a batata em supermercados ou feiras, mas também é possível plantá-la em casa. “Em vasos, o recomendável é cultivar a batata inglesa, aquela que todos gostam frita”, afirma Sebastião Wilson Tivelli, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
As cultivares Baraka, Itararé, Aracy, Aracy Ruiva e Vitória, todas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), são também ótimas opções.
Já para o diretor de marketing e pesquisa da Associação Brasileira da Batata (ABBA), Pedro Hayashi, a batata Clara - variedade desenvolvida pela Embrapa-, é a mais indicada para plantio doméstico. “O tubérculo tem bom aspecto e é muito resistente a doenças”, diz. Como todas as outras, esta é uma planta de sol pleno, e não gosta de sombras.
Qualquer que seja a espécie escolhida, a batata deve ser plantada “em vasos de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura (ou diâmetro) e é importante que o volume de terra seja de pelo menos cinco litros”, ensina a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Caroline Marques Castro. A produção será em ciclos que variam de 80 a 120 dias, a depender do tipo de variedade escolhido e do clima local.
Veja as etapas do cultivo no álbum abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.