Vai assistir a Copa em casa? Veja dicas de como equipar e adaptar a sala
A pouco mais de um mês da abertura da Copa do Mundo no Brasil, ainda dá tempo de compor o ambiente de estar para recepcionar os amigos e assistir aos jogos em casa. Para equipar a sala com sofá, poltronas, TV e frigobar, de maneira harmônica e funcional, é preciso pensar no design e na posição desses elementos, assim como na colocação de outros itens complementares (como mesas de apoio), na iluminação e no número de assentos necessários para acomodar os torcedores. Para te ajudar nessa tarefa, o UOL Casa e Decoração consultou arquitetas que deram dicas. Aproveite-as e reúna a torcida com estilo!
- Móveis novos: caso cogite trocar o sofá, prefira os modelos com assentos retráteis e encostos articulados, que permitem uma acomodação mais confortável, com ajustes individuais. No caso das poltronas, as mais adequadas são as com braços e encosto alto, para o apoio da cabeça.
- Providencie pufes e banquetas: esses itens garantem assentos extras, funcionam como mesas de centro e laterais ou, ainda, como apoio para os pés. Se mesmo assim, o número de lugares for insuficiente em relação à quantidade de torcedores, decore o ambiente com um tapete de textura macia para aqueles que se sentarem no chão. As almofadas soltas, utilizadas sobre o sofá, podem ser jogadas sobre a tapeçaria para dar mais conforto.
- Para favorecer a comunicação e a integração entres as pessoas, centralize o sofá em frente à TV e posicione as poltronas ao lado do móvel, dos dois lados (se a dimensão do espaço permitir), de modo que o espectador não vire demais a cabeça para assistir às partidas.
- Junto às poltronas, disponha uma mesa lateral para o apoio dos copos e petiscos. Use também uma bandeja sobre o braço do sofá: essa peça funcional e decorativa aproveita o espaço do móvel e permite a colocação de mais copos ou comidinhas.
- Invista em uma TV com qualidade de som e nitidez de imagem. Porém, respeite o espaço mínimo entre o aparelho e o sofá para uma boa visualização. Para calcular de maneira fácil essa distância, multiplique por quatro a altura da TV (em centímetros) e a converta em metros. Por exemplo, uma TV de 42 polegadas que tenha 64 cm de altura: 64 x 4 = 256 cm, ou seja, 2,56 m. Logo, nesse caso, deve haver, uma distância recomendável de 2,5 m entre a tela da TV e o encosto do sofá (posição do olhar). O cálculo ainda pode ser feito de outras formas, com resultados próximos. Para ver outros exemplos, no UOL clique aqui ou na Folha, acesse o conteúdo aqui.
- Em relação aos frigobares, o eletrodoméstico pode ser alocado de variadas formas: embutido na composição da marcenaria do home theater (que também recebe a televisão); ao lado do rack da TV; sob um aparador localizado junto à parede da TV ou atrás do sofá. Nessa última sugestão, use o móvel para acomodar uma bandeja com copos, porta-copos e petiscos.
- Ainda sobre a posição do frigobar, para os modelos embutidos, considere um respiro de cinco centímetros para cada lado. Aos equipamentos convencionais, deixe uma folga de dez centímetros entre a parede e a face posterior do equipamento.
- Item indispensável para a garantia do aconchego, a iluminação da sala deve ser planejada com o propósito de se evitar a penumbra, com luz escassa, ou o ofuscamento pelo excesso de luz. Uma dica básica: nunca posicione luminárias sobre a cabeça das pessoas, para evitar o desconforto causado pela incidência direta dos feixes sobre os olhos.
- Use cortinas do tipo blackout: esses elementos impedem o reflexo da luz externa na tela da TV, além do próprio tecido ajudar na acústica do ambiente.
Consultoria: arquitetas Christiane Roy, Vivi Cirello e Linardi Marcon.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.