Topo

Água micelar limpa e tonifica a pele de maneira suave; saiba mais

As micelas absorvem as impurezas e partículas oleosas que se encontram sobre a pele - Thinkstock
As micelas absorvem as impurezas e partículas oleosas que se encontram sobre a pele Imagem: Thinkstock

Louise Vernier e Marina Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 08h00

Adotar um ritual para higienizar e cuidar da pele do rosto, todos os dias, é fundamental para deixá-la bonita e com um aspecto saudável. Mas muitas pessoas ainda resistem a aderir a essa rotina, por falta de tempo ou preguiça. A boa notícia é que, para atender principalmente a esse público, surgiram os cosméticos inteligentes, que acumulam funções, sem perder a eficácia.

Um exemplo é a água micelar, uma solução que serve para higienizar, demaquilar e tratar a pele do rosto. “O produto purifica, retira as impurezas e atua como um tônico”, explica o dermatologista pela USP (Universidade de São Paulo) Jardis Volpe. “A água micelar, além de limpar, vai amenizar a sensação de desconforto e repuxamento de algumas peles”, completa Flávia Ravelli, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Uma vantagem do cosmético é a sua ação suave, que não provoca irritações. “Estamos falando de uma emulsão de água e óleo, que se assemelha muito à composição da própria pele”, explica Érica Monteiro, dermatologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O produto não contém álcool, parabeno, corante, perfume ou sabão em sua fórmula, o que minimiza ainda mais as chances de reação.

Exatamente por isso, a água micelar é uma boa pedida para as pessoas que têm pele sensível. Algumas versões do produto possuem também agentes hidratantes e são as mais indicadas para as pessoas de pele seca. Outras apresentações trazem substâncias capazes de controlar a oleosidade, sendo perfeitas para quem tem tendência ao aparecimento de acne.

A água micelar pode, inclusive, ser usada por portadores de rosácea, alergias e dermatites. “Até mesmo pacientes que estão fazendo tratamentos com ácidos na pele, ou que se submeteram a procedimentos estéticos, como peeling e laser, podem utilizar”, declara Flávia.

Rotina de limpeza

A água micelar deve ser aplicada no rosto,em movimentos circulares, utilizando um algodão. O ideal é usar o cosmético duas vezes ao dia. Pela manhã, após lavar o rosto, antes de aplicar o protetor solar e a maquiagem. E à noite, após a higienização com água e sabonete, para desobstruir os poros e a retirar os resíduos de maquiagem. “Após a aplicação, não é necessário enxaguar o produto, que também pode ser usado nos lábios e nos olhos”, diz a dermatologista Flávia Ravelli. 


Casos especiais
A maquiagem do dia a dia, que leva somente base, blush, lápis e batom, pode ser retirada completamente com o uso da água micelar. Agora, no caso de produções mais elaboradas, é aconselhado utilizar demaquilantes mais potentes. “Quando a maquiagem é mais resistente, à prova d’água, por exemplo, os demaquilantes bifásicos removem os resíduos com mais facilidade”, diz Volpe.

Já para o tratamento de peles muito secas ou muito oleosas, os especialistas indicam a associação da água micelar com outro produto de ação específica, como um hidratante ou um adstringente.