Topo

Aprenda a fazer uma essência de Natal para perfumar a casa

Aromas como o de pinheiro podem criar um clima ainda mais aconchegante para o Natal; faça o seu - Getty Images
Aromas como o de pinheiro podem criar um clima ainda mais aconchegante para o Natal; faça o seu Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

18/12/2013 07h06

O período natalino tem seus aromas próprios:  rabanadas, panetones e assados típicos perfumam a cozinha, e os ramos de algumas plantas usadas como decoração recendem na sala. Ao sentir determinados perfumes, a mente se transporta automaticamente para essa época de esperanças renovadas.

Tais cheiros tendem a ativar memórias afetivas e particulares e podem variar de acordo com as vivências de cada um, mas o aroma de pinheiro - a árvore que tradicionalmente ganha enfeites e luzes natalinas - é fresco, neutro e pode ajudar trazer o clima natalino para seu lar. 

Prepare a casa para as festas e receba bem os convidados

  • Lumi Mae/UOL
Porém, com a alta adesão às árvores artificiais, o cheirinho natural da planta deixou de pairar como antigamente na maioria das casas. A saída, então, é recriá-lo. “É possível reproduzir o aroma de pinheirinho usando óleos essenciais extraídos das coníferas (grupo de árvores do qual os pinheiros fazem parte), que perfumam, deixam os ambientes mais aconchegantes e ainda beneficiam os pulmões”, explica a aromaterapeuta Sâmia Maluf, proprietária da By Samia.
 
A especialista ensina a preparar uma essência que pode ser usada de diversas maneiras: a primeira opção é aplicar a mistura de óleos em um "réchaud" difusor aquecido por uma vela. Nesse caso, basta pingar dez gotas em um modelo com capacidade entre 50 ml e 100 ml de água. Esse cuidado faz com que o líquido não ferva rápido demais, evitando a rápida evaporação do óleo.
 

Árvore de Natal natural exige cuidados e espaço adequado; veja

  • Divulgação
“O 'réchaud' tem a vantagem de nos conectar ao elemento fogo, que conforta”, afirma a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia. Para o uso da essência em aromatizadores elétricos, o emprego recomendado é de apenas 25 gotas para o perfume completo da casa.
 
Outra alternativa é criar um spray para borrifar o ambiente. Para isso, basta misturar 50 gotas da essência a 90 ml de água deionizada ou destilada, combinada a 10 ml de álcool de cereais. 
 
Receita para a essência de Natal
 
Ingredientes
 
- 25 gotas de óleo essencial de pinho siberiano
- 25 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos
- 70 gotas de óleo essencial cipreste
- 25 gotas de óleo essencial junípero
- 10 gotas de óleo essencial vetiver
- 10 gotas de óleo essencial de cedro
- 15 gotas de óleo essencial de "tea tree"
- 30 gotas de óleo essencial de sálvia esclareia
- 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 20 gotas de óleo essencial de tangerina 
 
Modo de fazer
 
Pingue todos os óleos essenciais em um vidro com capacidade para 10 ml e vedado por tampa. Depois, é só escolher qual das maneiras sugeridas é a ideal para perfumar a sua casa. 
 
Onde encontrar: os óleos e o álcool de cereais (para o spray aromatizante) podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, fitoterápicos, de aromaterapia ou em casas especializadas em essências. Por sua vez, a água destilada (também para o aromatizador) pode ser comprada em farmácias.
 
Custo e rendimento: cada óleo usado na preparação da essência tem custo variável entre R$ 15 e R$ 40, porém cada um dos ingredientes conta com 10 ml de produto. Assim será possível produzir diversas doses da "essência de Natal"  ou empregar os óleos em outros preparos.