Topo

Lava-louças lava panelas e pode ser útil até para solteiros

Para uma boa lavagem, as louças não devem ficar em contato a fim de permitir a livre passagem da água  - Getty Images
Para uma boa lavagem, as louças não devem ficar em contato a fim de permitir a livre passagem da água Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

07/11/2013 07h07

“Mas lava bem mesmo? Precisa dar uma 'lavadinha' na pia antes de colocar a louça? E as panelas?" Essas são perguntas frequentes de quem não possui uma lava-louças em casa e tem dúvidas sobre a praticidade e a eficiência do equipamento. Por isso, o UOL Casa e Decoração esclarece essas questões tão comuns e dá dicas para que você acerte na compra desse eletrodoméstico que, com as novas tecnologias, se tornou funcional até mesmo para residências de solteiros ou casais sem filhos.

Mecânico, térmico e químico

Para a total limpeza da louça, o sistema de funcionamento do eletrodoméstico associa três fatores: o mecânico, no qual os jatos de água agem diretamente sobre os itens, exercendo uma ação física semelhante a das esponjas; o térmico, onde a temperatura da água pode chegar a 70º C; e o químico, feito através do uso do sabão específico para a lava-louças.

Em geral, os programas começam na pré-lavagem, seguida por lavagem, enxágue e secagem. Segundo a gerente de produtos da GE Eletrodomésticos, Renata Dirickson, a lava-louças evoluiu muito nos últimos anos e hoje há modelos com ciclos que higienizam desde peças delicadas até itens pesados como panelas.

Contudo, devido à alta temperatura da água e à ação química do sabão, certos cuidados são necessários. O primeiro e mais importante deles é verificar as instruções de uso do aparelho e as restrições indicadas pelas empresas fabricantes da própria louça a ser lavada.

Escolha a lavadora de roupas ideal para sua casa

  • Getty Images

Por exemplo, para porcelanas pintadas à mão e talheres com detalhes em madeira ou cabos colados é preciso consultar a permissão ou não do fabricante antes de colocá-los no cesto da máquina. “No caso das panelas, somente as com revestimento interno e externo antiaderente, as esmaltadas, as de aço inoxidável e as de vidro temperado devem ir à lava-louças”, orienta A gerente da engenharia de serviços da Whirlpool Latin America (grupo detentor das marcas Brastemp e Consul), Renata Leão.

Lava bem se...

A eficácia de uma lava-louças está diretamente relacionada à instalação, modo de uso e limpeza do produto. O eletrodoméstico deve ser posicionado em uma superfície plana e nivelada para que fique com os pés apoiados, evitando assim trepidações, ruídos ou vazamentos.

Defina um local que tenha tomadas elétricas, uma torneira exclusiva para entrada de água da lava-louças e um cano de saída, próximo ao produto, para escoamento do líquido. Para garantir o desempenho da máquina, é necessário respeitar a pressão de água adequada e variável de acordo com cada modelo, por isso, examine todas as especificações no manual de instruções.

Por sua vez, na hora de colocar as louças no cesto do eletrodoméstico, é dispensável fazer a pré-lavagem manual ou deixar as peças de molho. No entanto, siga a recomendação: descarte diretamente no lixo os resíduos sólidos contidos nos pratos, travessas e panelas como se faz para a limpeza manual na pia. Esse procedimento impede que as sobras de alimentos entupam os dutos da lava-louças, do mesmo modo que poderiam obstruir a tubulação da pia.

Getty Images

  • Para não entupir os dutos, insira as louças na máquina sem resíduos de comida sólidos

Ainda sobre a boa performance do aparelho, respeite a quantidade de sabão indicada para cada lavagem e não ultrapasse o limite de carga. Ao organizar as louças na máquina, comece a arrumação do fundo do cesto para frente, seguindo as orientações contidas no manual.  Os itens não devem ficar em contato entre si, para permitir a livre passagem da água e evitar atritos e possíveis danos às louças. “Os pratos maiores devem ser posicionados de maneira que fiquem inclinados para frente e as panelas colocadas de boca para baixo para facilitar a lavagem”, ensina a gerente de produtos da Electrolux, Joana Dias.

Para a conservação do eletro, a gerente de produtos orienta, a cada ciclo de lavagem, remover as partículas maiores de alimentos retidas no filtro e lavá-lo em água corrente pelo menos uma vez na semana. Higienize também o pulverizador para eliminar os resíduos que possam bloquear os orifícios de saída da água.

Modelos versus hábitos

Os modelos de lava-louças disponíveis no mercado apresentam em sua especificação a capacidade medida pelo número de serviços. Desta forma, é possível encontrar máquinas que comportam e higienizam de seis a 14 serviços por ciclo. “Um serviço corresponde a tudo que uma pessoa usa para comer, ou seja, um prato raso e um fundo, um garfo, uma faca, uma colher, um copo, um prato e uma colher de sobremesa, uma xícara e um pires. Como nem sempre usamos todos esses itens nas refeições, o espaço pode ser ocupado por outras peças como travessas e panelas”, explica Dias.

Conheça alguns materiais de que são feitas as panelas

  • Divulgação

Antes de optar por um aparelho com maior ou menor capacidade, ou seja, que atende mais ou menos serviços, primeiro avalie os hábitos da casa. Analise se cozinhar é um hábito mais ou menos frequente, se há sempre muitas visitas, se a maioria das refeições é feita em casa ou em restaurantes, lanchonetes e padarias.

Dias aconselha um eletrodoméstico com seis serviços para solteiros e casais sem ou com um filho. “Mas se a família for grande, se o consumidor tiver o costume de promover encontros de amigos ou familiares, vale pensar em um produto de 12 serviços”, completa. Porém não se esqueça que a escolha também depende do espaço disponível para acomodar a lava-louças. No caso de cozinhas menores, integradas à sala de jantar, os modelos compactos, de embutir, são ideais.

Novidades no mercado

Os produtos disponíveis no varejo possuem novas funcionalidades que potencializam a economia de água e energia. Existem modelos que identificam o nível de sujeira nas louças e programa automaticamente o ciclo de lavagem, calculando o tempo e a quantidade de água desprendidos.

Para aqueles que podem nem sempre completar o cesto em sua capacidade total, há lava-louças equipadas com ciclos adaptados à "meia-carga", no qual se aciona a função específica para lavar metade da louça. Por sua vez, o eletrodoméstico com o modo “adiar” permite programar o aparelho para iniciar a lavagem depois de algumas horas. É possível, por exemplo, acumular louças durante o dia e lavar tudo à noite. Com essas novas funções, os fabricantes tentam atrair consumidores que, diante dos preços, avaliam o custo-benefício.