Mesmo casas pequenas podem ter um bar, crie o seu e celebre
É muito gostoso receber os amigos para uma festa ou, simplesmente, relaxar em casa com um bom drinque. E "o ponto de partida para montar um bar transado e funcional, mesmo para um espaço compacto, é usar a criatividade", ensina a designer Camila Klein.
Para estruturar o barzinho pense em como aproveitar os cantos livres da área social seja com móveis sob medida ou composições baseadas em estantes prontas, carrinhos (como os de chá) ou mesmo bandejas.
O distanciamento da estética “pesada” muito utilizada nos bares das casas nos anos 1970 e 80 pode ser conseguido pelo emprego de materiais como vidros, espelhos e madeira, segundo sugere a designer de interiores. "Explore cores alegres e convidativas", ressalta a arquiteta Brunete Fraccaroli, que – no caso de imóveis com áreas maiores – afirma que né interessante considerar além dos espaços para apoiar copos e montar uma bandeja, outros dedicados às poltronas ou aos banquinhos, onde possa haver interação entre os convidados.
Para não errar, observe se o espaço do bar é funcional e não destoa da decoração da sala ou varanda onde foi instalado. Outra dica é atentar para que o ponto onde o bar será montado não receba incidência direta de luz solar, que pode afetar a qualidade das bebidas. Em especial, licores, cervejas e vinhos precisam ser guardados em um local fresco, de preferência refrigerado. Portanto, a instalação de uma adega climatizada é uma questão a se pensar.
Como em qualquer outro projeto, antes de comprar os móveis e eletrodomésticos, faça as medições do local e considere a necessidade de instalações elétrica e hidráulica. Atualmente, os bares - muitas vezes compactos – agregam funções. Assim, um equipamento pouco usado em décadas anteriores passou a ser frequentemente visto sobre bancadas e balcões: a cafeteira.
Em relação aos objetos, cuide para que não faltem copos adequados às diferentes bebidas ofertadas, uma boa coqueteleira, baldinho e pegador para gelo, saca-rolhas e abridor de garrafas, porta-copos e porta-guardanapos. Medidores (como os de dose), espremedores (para frutas, por exemplo), descascadores e pilões, além de arejadores e decantadores para vinhos são desejáveis. Pronto, agora é só brindar: tintim!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.