Exposição no Rio revisita louças artesanais portuguesas

Em cartaz até 08 de setembro no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro, a exposição "Universo Bordallo" rememora e homenageia o artista português Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905). Vinte artistas plásticos e designers brasileiros foram convidados a criar esculturas e objetos de porcelana inspiradas no trabalho do caricaturista, ilustrador e ceramista que tratou a política e a sociedade de sua época, em Portugal e no Brasil - onde morou de 1875 a 79 -, de forma irônica e bem-humorada.
O artista plástico Vik Muniz e as estilistas Isabela Capeto e Martha Medeiros foram alguns dos brasileiros a criar obras inspiradas no legado artístico do português nas Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, região central de Portugal. Segundo o curador da mostra no Rio, Alberto Saraiva, a exposição também suscita o debate sobre a criação artística atual e o embate entre as técnicas artesanais e o avanço tecnológico.
As obras de Bordallo Pinheiro são consideradas patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. O evento integra a programação de encerramento do Ano de Portugal no Brasil. Até amanhã (18), algumas peças podem ser apreciadas também em São Paulo: durante a segunda edição do Design Weekend, a Firma Casa abre suas portas para a mostra "Bordallianos do Brasil", com entrada gratuita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.