Topo

Estilista americana acusa Yoko Ono de plagiar coleção

Folha de S. Paulo

26/03/2013 19h59

Uma estilista de Nova York abriu um processo contra Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon, sob acusação de ter plagiado suas criações ao lançar uma coleção no final do último ano. As informações são do jornal "New York Post" nesta segunda-feira (25).

Haleh Nematzadeh, proprietária da marca Smashing Starlets, afirma que a coleção Fashion for Men, que Yoko apresentou no último mês de novembro para a grife Opening Ceremony, é uma clara cópia de Gonna Walk The Night, linha lançada anteriormente pela estilista nova-iorquina.

"Copiaram tudo sem nenhuma vergonha. Roubaram-me descaradamente", declarou Nematzadeh, que apresentou sua queixa na última sexta-feira em um tribunal federal no Brooklyn.

Nematzadeh alega que se reuniu com fotógrafos da Opening Ceremony em julho de 2012 para que incluísse nos catálogos da grife imagens de sua coleção Gonna Walk The Night, na qual adorna as peças com desenhos de mãos sobre os peitos e coxas.

No entanto, a estilista afirma que, em vez de incluir sua coleção de roupa em seus catálogos, a Opening Ceremony apresentou esses desenhos sem sua autorização à equipe de Yoko, que, por sua vez, alterou ligeiramente as peças para transformá-las em uma linha de roupa masculina.

Quando Yoko lançou Fashion For Men em 2012, o que supôs sua entrada no mundo da moda, ela mesma assegurou que os looks eram baseados em uma série de desenhos que Lennon deu a ela em 1969, os quais eram inspirados em seu "corpo sexy".

Segundo o advogado de Nematzadeh, Aymen Aboushi, as grandes companhias costumam copiar peças de pequenos estilistas "o tempo todo, mas o que não se costuma ver são esses artistas tentando lutar por seus direitos".