Topo

Vestido de noiva pode combinar com bolo, convites e outros detalhes

A empresa Ana Salinas Bolos Decorados & Personalizados reproduziu as referências dos vestidos assinados pela estilista Heloísa Albuquerque em bolos. Entre elas, flores, rendas e laço feitos em açúcar - Divulgação
A empresa Ana Salinas Bolos Decorados & Personalizados reproduziu as referências dos vestidos assinados pela estilista Heloísa Albuquerque em bolos. Entre elas, flores, rendas e laço feitos em açúcar Imagem: Divulgação

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

27/01/2013 07h00

Por ser uma peça cheia de detalhes, o vestido de noiva pode servir de referência para escolher outros itens da decoração do casamento. Algumas empresas brasileiras já oferecem a possibilidade de personalizar convites e até bolos de acordo com o modelo escolhido para o "grande dia", mas se a noiva não tomar cuidado, pode "combinar demais" e terminar oferecendo uma cerimônia cafona.

A primeira regra para não errar é seguir um mesmo estilo de decoração. “Tudo o que é combinado em excesso não fica bacana, por isso é melhor escolher um tema ou estilo e focar nele”, explica Fernanda Floret, autora do blog Vestida de Noiva. 
 
Uma das combinações mais comuns feitas com o vestido da noiva é entre ele e o bolo. Segundo a assessora de eventos Lizie Cherman, os detalhes mais sutis são os melhores para copiar para a decoração da festa.“Leve fotos do vestido para o confeiteiro, por exemplo. Laços, faixas, rendas e flores podem ser reproduzidas em açúcar no bolo. Se o modelo for bordado com pérolas, as que sobrarem podem ser aproveitadas para decorar alguns andares", lembra.
 
Outra ideia é transferir detalhes do vestido para o convite. “Quem percebe essa referência é mesmo a noiva e algumas amigas próximas que sabem da intenção. Aconselho usar a peça como inspiração para um modelo de convite, mas talvez nem todos os convidados notem a ligação entre eles" diz Tatiana Creazzo Cury, da As Duas Assessoria & Decoração. Os convites podem receber detalhes para dar acabamento ao envelope como rendas e bordados usados no vestido da noiva.
 
Para não cair no exagero, é importante ter em mente que menos é mais. “Também vale usar a mesma flor aplicada no vestido em detalhes do guardanapo da festa e a renda do modelo pode ser usada no embrulho das lembrancinhas, dos bem-casados, mas transferir essas referências do vestido é uma boa aposta apenas nesses pequenos detalhes", diz Lizie.
 
Tatiana Creazzo Cury, da As Duas Assessoria & Decoração, organizou um casamento onde a noiva soube dosar o desejo de combinar o vestido. “A decoração levava muitas flores brancas, mas a cor principal era o laranja. A noiva mandou fazer um cinto para o vestido na cor laranja, ficou lindo”, conta.