Topo

Enxoval deve seguir o estilo da casa e dos noivos; aprenda a montar o seu

"O conceito de enxoval para o resto da vida ficou de lado", comenta Maria Fernanda Razuk, gerente da Zelo - Thinkstock
"O conceito de enxoval para o resto da vida ficou de lado", comenta Maria Fernanda Razuk, gerente da Zelo Imagem: Thinkstock

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

19/11/2012 11h55

O enxoval reúne itens de cama, cozinha e banho para quem pretende levar uma vida a dois. Antigamente, seguindo a tradição à risca, ele era montado entre mães e filhas, mas hoje encabeça a lista de tarefas que os noivos também devem dar conta. "O enxoval representava um ritual familiar entre gerações e muitas peças eram passadas de mãe para filha. A camisola usada pela avó, o lençol bordado pela tia ou a toalha de linho engomada da mãe faziam parte do pacote. Hoje, a preocupação está mais voltada para as necessidades básicas do novo casal, seja para a praticidade, para a organização ou até mesmo para a economia”, comenta Dinah Setton, gerente de produtos das linhas Camesa e Spazio.

É claro que herdar itens de família ainda é bem-vindo, mas o novo perfil de casais e principalmente de mulheres mudou a tradição. “Hoje em dia as noivas trabalham muito e têm outras prioridades, como a carreira”, afirma Adriana Trussardi, sócia e diretora de criação da Trousseau. Portanto, na hora de montar o enxoval, elas priorizam itens práticos, de fácil manuseio e lavagem. As peças de linho, por exemplo, muito comuns antigamente, caíram em desuso, pois dão muito trabalho na manutenção

O número de itens também não é tão grande quanto há tempos atrás. “Antigamente, era preciso começar a montar o enxoval muito cedo porque as peças eram bordadas à mão. Hoje, o conceito de enxoval para o resto da vida ficou de lado e os noivos passaram a apostar em peças mais modernas ao longo do tempo, mesmo depois de casados”, comenta Maria Fernanda Razuk, gerente de marketing da Zelo. Por isso, não é preciso fazer um enxoval exagerado, com itens que ficarão guardadas para serem usados depois de alguns anos. Muito comuns antigamente, peças confeccionadas linho, por exemplo,  também não são mais tão usadas porque exigem mais atenção para lavar e na manutenção.

Tempo certo
Não dá para montar um enxoval do dia para a noite. O ideal é que os noivos já tenham a casa montada ou pelo menos o projeto de decoração decidido, para ajudar na escolha das peças. Mas, de uma maneira geral, “o momento ideal é sempre aquele que corresponde à dinâmica do casal. Existe aqueles que se preparam com muita antecedência e apreciam a elaboração de cada passo. Outros, pelo contrário, querem fazer e finalizar o mais rápido possível, de forma simples e prática”, conta Dinah. Mas, na maioria dos casos, "o enxoval começa a ser montado logo que é definida a data do casamento", diz Maria Fernanda.

Outro fator a ser levado em consideração para o tempo de montagem do enxoval é quem irá participar do processo. “Depende muito da disponibilidade do casal, da família ou amigos. Além disso, com a facilidade da internet, as escolhas podem ser agilizadas. Muitas vezes, o casal nem precisa ir até a loja, pois podem comprar pela internet ou adicionar os itens na lista de presentes sem sair de casa”, conta Dinah. Vale lembrar que o mais importante é que o enxoval esteja completo e bem escolhido para atender as necessidades do casal assim que se mudarem para a casa nova.

Como escolher as peças
A decoração da casa sempre vai do gosto do casal e deve ser levada em consideração. “É interessante comprar peças que se complementam, que possam ser usadas avulsas ou em conjunto. Assim, você tem sempre um ambiente de cara nova. Também vale investir em materiais duráveis e práticos de lavar, passar e guardar”, aconselha Dinah.

Se o casal for básico, peças neutras são certeiras. Se mais modernos, itens coloridos podem ser uma boa opção para não errar. “Existem muitas opções e lançamentos de produtos que, inclusive, seguem as tendências de moda. Mas os produtos podem ser variados ao longo do tempo, seguindo o gosto do casal”, conta Maria Fernanda.

Quando o quesito é qualidade, algumas dicas são valiosas para não errar na compra. “Comece checando se as costuras estão bem feitas, se os bordados não apresentam fios puxados e se a estampa não solta tinta e nem está com falhas. Leia atentamente a embalagem e a etiqueta interna da peça. O produto deve acompanhar uma apresentação da matéria-prima utilizada, as instruções de lavagem e a origem do produto”, ensina Dinah. Quanto as peças confeccionadas com os melhores tecidos do mercado, Adriana garante que são as de algodão egípcio, algodão Pima e 100% algodão. Para cobertores e mantas, o tecido mais nobre é o cashmere.

Outra dica para conhecer melhor os produtos e ter certeza de sua qualidade é pesquisar sobre a marca antes de comprar. Os familiares que já precisaram montar um enxoval anteriormente podem ajudar nesta etapa, basta pedir uma opinião e investir nas marcas citadas.

Prioridades
Não fazer uma lista com os itens necessários, cometer excessos ou pecar pela falta de itens são os erros mais comuns dos noivos. “Também é importante que o casal tenha certeza do tamanho exato da cama, pois este é um erro muito comum. Certifique-se sempre de que haverá espaço para guardar todas as peças. Se não tiver muito tempo para cuidar da casa, evite comprar produtos que exijam cuidados especiais. E não deixe para comprar tudo de uma vez. Compre o necessário e, com o tempo, acrescente e renove seu enxoval com peças diferenciadas”, aconselha Maria Fernanda.