Topo

Cabelos vermelhos conquistam as celebridades; confira os segredos da cor

Fernanda Paes Leme e Mayana Neiva abandonam o castanho para aderir aos fios vermelhos - Alisson Louback e TV Globo/Matheus Cabral
Fernanda Paes Leme e Mayana Neiva abandonam o castanho para aderir aos fios vermelhos Imagem: Alisson Louback e TV Globo/Matheus Cabral

Luciana Hruby

Do UOL, em São Paulo

08/08/2012 07h10

Não são poucas as famosas que mudaram o visual recentemente para aderir aos fios avermelhados. As atrizes Fernanda Paes Leme e Mayana Moura, por exemplo, assumiram o ruivo para iniciar um novo papel na televisão. Já a transformação de Mayana Neiva marca a segunda fase da personagem Elisa, na novela "Amor Eterno Amor", da Rede Globo.

Os tons mais cobiçados podem variar do vermelho aberto até o bordô, bem vinho. Mas são os fios naturais da atriz Marina Ruy Barbosa, com um toque alaranjado, que lideram os pedidos nos salões de beleza. Sucesso nas estações frias do ano, o cabelo vermelho garante um ar sexy e ousado, mas exige cuidados diários e manutenção frequente da cor. Com a ajuda de especialistas, listamos tudo aquilo que você precisa saber antes de encarar a moda.

1) A melhor nuance para o seu tom de pele
“A regra geral é: quanto mais clara for a cor da sua pele, mais clara também será a tonalidade de vermelho que combinará com você”, resume Gil Scawia, hair stylist e colorista do salão Nandi Spa&Hair, em São Paulo. Portanto, mulheres de pele branquinha devem preferir os tons acobreados abertos, como o da atriz Camila Morgado. Os vermelhos fechados, semelhante ao da atriz Fernanda Paes Leme, ficam bem nas morenas e negras. “Sugiro optar por um look que combine nuances variadas e não apenas uma única cor em todo o cabelo. Lembre-se de que dificilmente você chegará a um ruivo natural e uniforme como de alguém que já nasceu assim”, explica a colorista Joana Prudente, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

2) Preparação dos fios
Mulheres com cabelo virgem podem partir direto para a tintura vermelha. Já as que têm as fios tingidos de escuro precisam passar por uma decapagem prévia. O processo, bastante agressivo à fibra capilar, consiste em retirar os pigmentos artificiais que estão nos fios para depois depositar a nova cor. Não tente em nenhuma hipótese fazer isso em casa. As loiras devem pensar bastante antes de adotar o ruivo. Em caso de arrependimento, é possível voltar aos fios claros, porém o cabelo ficará muito sensibilizado.

  • O ruivo da atriz Marina Ruy Barbosa é um dos mais desejados pelas brasileiras

3) Os retoques
O vermelho desbota com facilidade e é por este motivo que exige retoques frequentes para estar sempre bonito e com brilho. “Nos dois primeiros meses após a tintura, o ideal é ir ao salão a cada 15 ou 20 dias. Depois disso, o retoque pode ser feito uma vez por mês”, explica a colorista Marília Tambasco, do salão Marcos Proença, em São Paulo, responsável pelos looks das atrizes Fernanda Paes Leme e Mayana Neiva. Entre um e outro, vale usar um tonalizante, que dura cerca de 20 lavagens e "segura" a cor.

 4) Tratamentos coadjuvantes
Antes de se aventurar nos cabelos ruivos, saiba que você precisará investir não só na tintura em si, mas também em tratamentos para manter a saúde dos fios. Por ser um processo químico, a coloração enfraquece a fibra, que fica sensível, porosa e ressecada. “Inclua reconstruções capilares em sua rotina de beleza para selar as cutículas e reverter os danos causados”, aconselha Marília. Em casa, é fundamental usar uma linha de produtos para fios coloridos e uma máscara hidratante potente, toda semana. “Os finalizadores precisam ter filtro solar para proteger contra a ação do sol, que ajuda a desbotar os pigmentos vermelhos”, lembra Joana Prudente.