Topo

Mostras de decoração em lojas são cada vez mais comuns. Há vantagens para o consumidor?

Mostras decoração em lojas têm se multiplicado. Iniciativa pode ser boa tanto para lojistas quanto consumidores - Divulgação/ Montagem
Mostras decoração em lojas têm se multiplicado. Iniciativa pode ser boa tanto para lojistas quanto consumidores Imagem: Divulgação/ Montagem

Daiana Dalfito

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 10h00

Showrooms elevados a décima potência. Lugares de sonho que pretendem mais que ambientar produtos, querem encher os olhos dos consumidores, deixá-los confortáveis. É cada vez mais comum ver lojas de decoração lançando mostras particulares, sejam elas temáticas - vitrines de Páscoa, mesas de Natal -, de grandes varejistas (como a Etna e a Artefacto) ou em lojas com um menor apelo popular e oferta focada em ítens determinados.

A Artefacto, empresa que produz e comercializa móveis e objetos para casa, tem sua exposição há 21 anos e é um exemplo de êxito, vide a longevidade da iniciativa. Na de 2012, são 29 ambientes assinados por 34 profissionais, alguns já conhecidos por suas participações em diversas edições da Casa Cor e, agora, da Mostra Black.

Há quatro anos a Etna estreou nesse campo com a sua "Decora Etna" e tende a seguir os passos das "irmãs" mais velhas, recorrendo a nomes conhecidos para criar as ambientações (arquitetos, paisagistas, descoradores e designers de interiores) que vão servir de inspiração para clientes criarem seus próprios espaços. Como exemplo, na edição atualmente em cartaz em uma das lojas paulistanas o ambiente desenvolvido por David Bastos homenageou a atriz Mariana Ximenes.

Bom pra quem?

Mas afinal, pra que serve ou a quem favorecem as mostras em lojas? O intento comercial está presente, claro, mas também há vantagens para os consumidores que podem usar as criações dos arquitetos e decoradores como fontes de ideias. Segundo a gerente geral Ana Lúcia Paixão, a Etna trabalha diretamente com a inspiração, oferecendo soluções prontas para os clientes. "Acreditamos que os ambientes montados em loja são vistos como um serviço, uma ideia diferente e a oportunidade de visualizar o possível resultado do móvel ou objeto na casa do consumidor", afirma.

João Segatto, diretor e sócio da Segatto de móveis planejados, concorda com Ana Lúcia e salienta que esta também é uma forma de estreitar o relacionamento com o público. Por exemplo, a cozinha gourmet da primeira edição da Mostra Segatto é 100% funcional e possibilita a realização de eventos gastronômicos, dos quais os clientes são convidados a participar.

Grandes e pequenas, porém luxuosas

O showroom da marca de planejados em São Paulo foi modificado para apresentar a coleção 2012. Foram convidados 18 escritórios de decoração para estruturar os espaços, inclusive com uso de produtos de outras marcas. Mas nem só de grandes projetos vivem as lojas.

A Grifes & Design se contentou em mostrar seus produtos - objetos - em aparadores organizados e assinados também por gente de renome na área da decoração. Consideravelmente menos atrativa ao grande público, talvez, uma exposição pontual seja entretanto mais próxima de um nicho que consome peças de alto luxo. Neste caso em específico, o evento está em sua 10ª edição. Sammy Marcovici, diretor administrativo da marca, acredita que aliar as peças vendidas a bons nomes da decoração e arquitetura ajuda a consolidar o mercado de design no Brasil.

A compra

Ao contrário do que acontece em exposições como a Casa Cor, onde um "special sale" é realizado nos últimos dias de mostra e oferta as peças em exposição, nas mostras de lojas o que é vendido não sai da ambientação em si. Em algumas, é possível até levar o produto na hora, o que pode agradar a muitos compradores. Contudo, não necessariamente há ligação entre a mostra e alguma vantagem monetária como "preços reduzidos".

Serviço

4ª Decora Etna
Onde: av. Berrini 2001 (ou Av. Chrucri Zaidan, 281) - São Paulo
Quando: até 30 de junho de 2012
Informações: www.etnaonline.com.br/etnaonline/decora

21ª Mostra Artefacto
Onde:  rua Haddock Lobo, 1405 - São Paulo
Informações: (11) 3087-7000 ou  www.portalartefacto.com.br

10ª Mostra de Aparadores Grifes & Design
Onde: al. Gabriel Monteiro da Silva, 819 - São Paulo
Informações: www.grifesedesign.com.br

 1ª Mostra Segatto
Onde:
al. Gabriel Monteiro da Silva, 949 - São Paulo
Informações: www.segatto.com.br