Topo

Aprenda como organizar as gavetas da cozinha

A escolha da divisória deve atender à necessidade de acomodar os diferentes tamanhos dos utensílios - Getty Images
A escolha da divisória deve atender à necessidade de acomodar os diferentes tamanhos dos utensílios Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

14/06/2012 07h00

Onde está o abridor de latas? E aquela faca para cortar legumes? Para que os objetos da cozinha fiquem no seu devido lugar e bem organizados, que tal começar a pôr ordem nas gavetas? O UOL Casa e Decoração ensina como escolher os melhores organizadores e arrumar de vez seus utensílios.

O primeiro passo é separar os objetos: talheres de mesa, de servir e de preparo, tesoura, panos de prato, entre outros. Antes de guardar os itens, limpe as gavetas usando um pano úmido com detergente neutro e seque bem. “Forrar as superfícies internas é desnecessário porque a maioria dos móveis de cozinha já traz uma proteção contra riscos e manchas e vêm com divisórias instaladas”, diz a organizadora profissional Ana Afonso.

Mas se você não tem este tipo de móvel, a organizadora recomenda usar um forro próprio ou adaptar um protetor como um jogo americano de PVC ou emborrachado, cortado no tamanho da gaveta. “Serve de proteção e impede que os organizadores fiquem deslizando ao abrir e fechar”. A limpeza deve ser frequente para não acumular pó ou permitir que insetos se alojem sob a forração.