Topo

Cortes irregulares favorecem o movimento dos fios; veja dicas dos profissionais

O corte feito em camadas deixa o cabelo mais leve para penteados com movimento - Divulgação/Rede Globo e Getty Images
O corte feito em camadas deixa o cabelo mais leve para penteados com movimento Imagem: Divulgação/Rede Globo e Getty Images

Mariana Pastore

Do UOL, em São Paulo

13/06/2012 07h05

Os cabelos volumosos que invadiram as capas de revista estão em alta na temporada outono/inverno. Porém, para conquistar o visual com movimento e naturalidade é preciso adotar um corte prático que favoreça a preparação do penteado. "Os irregulares e desconexos são os mais indicados", explica o cabeleireiro das estrelas Marcos Proença, do salão que leva o mesmo nome, em São Paulo.

Ao contrário do fio reto, que é mais pesado e não modela com facilidade, o repicado feito em camadas proporciona leveza e molda os cachos com ajuda do babyliss ou difusor. Contudo, mulheres que possuem cabelo crespo devem ter cautela na mudança do visual. “Um corte repicado suave distribui o volume. É bom imaginar um formato orgânico para esse tipo de fio”, ensina.

Já o cabeleireiro Alex Pereira, do salão paulistano Jacques Janine, recomenda que o corte venha acompanhado de um degradê nas pontas. “Esse toque dá balanço, movimento e praticidade, pois é mais fácil de secar e arrumar”, explica.

Segundo Proença, cabelos com comprimento médio, como o da atriz Deborah Secco, por exemplo, podem ser desfiados desde a altura da franja, que começa no meio do nariz. O longo, semelhante ao da modelo Alessandra Ambrósio, pode ter movimento desde a altura dos olhos e seguir por todo comprimento. Já os fios mais curtos, como o da atriz Carey Mulligan, devem ser cortados em camadas e com no mínimo dois centímetros de comprimento para não perder o movimento.

A apresentadora do "Fantástico", Renata Ceribelli, também é adepta do visual desconectado. Durante o mês de maio, a morena chegou ao topo da lista dos cabelos mais desejados pelas telespectadoras da Rede Globo. O look desfiado ao redor do semblante e abaixo dos ombros é assinado por um cabeleireiro particular que ela não revela.

Para conseguir um melhor resultado, os especialistas indicam produtos que proporcionam volume aos fios, como leave-in com proteína, que engrossa a fibra do cabelo, cera em pó e mousse sem álcool. “Eles ajudam a definir o repicado, criar movimento e acentuar o corte”, finaliza Proença.