Topo

Look "branco total" requer cuidados e lingerie adequada

Os looks de Ralph Lauren apresentados em Nova York reforçam a tendência da produção toda em branco - Getty Images
Os looks de Ralph Lauren apresentados em Nova York reforçam a tendência da produção toda em branco Imagem: Getty Images

MARIANA PASTORE

Colaboração para o UOL

27/12/2011 07h00

Na última temporada de moda de verão no hemisfério norte, ele marcou presença nos looks, do sapato ao chapéu. Com a chegada do verão no Brasil, aos poucos ele vai tomando seu espaço, até atingir seu auge no Ano Novo, com status de protagonista. A época do branco chegou!

Lá fora, a cor esteve presente nos desfiles de Jean Paul Gaultier, Givenchy, Louis Vuitton, Elie Saab, Calvin Klein, Vivienne Westwood e Ralph Lauren, entre outros.

As marcas brasileiras, por sua vez,  já estão lotando suas araras de vestidos, shorts, saias e blusas, para atender à grande procura pelo visual perfeito para a chegada de 2012.

Mas afinal, toda mulher fica elegante vestindo roupa branca? De acordo com a consultora de moda e estilo Bia Kawasaki, sim.

“Existe um mito que mulheres com perna grossa ou quadril largo não podem usar branco. Elas têm que prestar atenção na estrutura da peça. Devem priorizar modelagens mais largas, cortes mais retos, estilo pantalona, mais soltos na perna, e investir em tecidos mais espessos e estruturados.”

As gordinhas também podem vestir branco, diz Bia, desde que se preocupem com o tecido e a modelagem.

“A única dica para as que têm tronco largo é que evitem tomara que caia e vestidos de alças muito finas. Devem priorizar blusas ou vestidos de alças mais largas.”

Em relação ao tom da pele, o branco é uma cor democrática, de acordo com a consultora. “Cai muito bem em negras e nas mulheres mais bronzeadas. Mas as branquinhas também podem usar. Eu sugiro que acrescentem algum acessório de cor forte, como um lenço colorido, ou material diferente, como um colar de madeira ou metal.”

Segundo ela, quem quiser algo mais leve pode brincar com as estampas. "Uma blusinha floral ganha vida com uma peça de baixa branca e vice-versa."

Cuidados com a lingerie

A especialista afirma que a calça branca é um item quase obrigatório neste verão, mas lembra que é preciso tomar cuidado com a lingerie.

Para ela, o ideal é usar a peça com uma legging cor da pele -jamais com calcinha. “Tem gente que usa calcinha fio dental, chocolate, ou com corte a laser, mas tudo isso marca”, explica. “A legging é a única receita infalível.”

Para os shorts, bermudas e saias, Bia indica as bermudinhas chocolate. No entanto, também diz que as peças podem ser usadas com calcinha sem costura ou fio dental, mas apenas cor da pele.

As mulheres devem, ainda, tomar cuidado com a escolha do sutiã embaixo de blusas brancas. A consultora diz que a alça da lingerie não pode aparecer, nem a textura, no caso da peça ser rendada. “É deselegante.”

Sapato branco pode?

“O primeiro mito que eu observo entre as minhas clientes é que é necessário combinar o sapato com a roupa branca. Jamais! Sapato branco só para profissionais de saúde mesmo. Já as sandálias brancas são muito usadas no verão com vestidos estampados e florais.”

Para combinar com roupa branca, os tons de calçados mais indicados são o nude, os metalizados, os terrosos e o preto.

Os chinelos de dedo também podem compor o visual, principalmente na praia. “A mulherada vai chegar à festa de salto, mas, na hora das comemorações, os calçados mais despojados são permitidos para dar descanso aos pés.”

Primeiro look de 2012

O prata também tem lugar privilegiado ao lado do branco. Segundo o tarólogo André Mantovanni, essa é a cor de 2012 por conta da influência da Lua. Assim como ele, Bia cita os tons metalizados e ainda o preto. Todos podem ser combinados com peças brancas.

“O paetê e os bordados metalizados estão na última moda. É uma indicação bem bacana e moderna”, diz a consultora.

Além do prata, o tarólogo diz que as cores chumbo e marrom podem ser usadas na virada, pois são relacionadas a Saturno, planeta que estará em evidência no ano que vem.

Entre os acessórios, os de madeira, capim dourado e pedras brasileiras e coloridas, além dos metalizados, confirmam as indicações de Mantovanni e, de quebra, dão um ar nacional ao look.

O UOL separou algumas dicas de peças a preços variados para a virada do ano. Veja no álbum: