Manual de etiqueta: quem presentear no Natal?

Dezembro é o tradicional mês de presentear familiares e amigos. É também a época de mostrar que você se preocupa com as pessoas que fazem parte da sua vida durante todo o ano, mesmo que à distância. Mas sempre fica a dúvida: quem e como presentear, para não passar por nenhuma saia justa ou extrapolar o orçamento?
A publicitária Regina Martha Riscala, 54, começa a pensar na lista de Natal antes mesmo das lojas investirem nas decorações. Ela também faz questão de guardar algumas lembrancinhas para dar aos amigos como forma de retribuição. Mas nem todos conseguem se organizar com tanta antecedência –e, por vezes, o orçamento fica apertado para agradar a tanta gente.
Para traçar um pequeno manual de etiqueta do presente, o UOL conversou com três especialistas na área: o consultor de etiqueta e comportamento Fábio Arruda, a consultora em imagem, protocolo e organização de eventos Cristina Marques Fernandes e, também, com Maria de Fátima e Silva, consultora da Gelre, empresa especializada em Recursos Humanos. O que comprar? Com quanta antecedência? Quando devemos entregar as lembrancinhas? Confira as orientações para não errar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.