Topo

Feira em Miami discute design de vanguarda; brasileiros têm obras expostas

Chaise "Flugstol" desenhada por Erling Christoffersen, exposta na edição 2011 da Design Miami - Divulgação
Chaise "Flugstol" desenhada por Erling Christoffersen, exposta na edição 2011 da Design Miami Imagem: Divulgação

Da Redação

30/11/2011 07h00

De 30 de novembro a 4 de dezembro, a 7ª edição da Design Miami abre suas portas em Miami Beach, Flórida, EUA. A feira, mais que apenas oferece produtos de arte e design a seus visitantes, reúne um grande número de galerias e promove o debate sobre assuntos acerca da arquitetura, do design de produtos e das artes plásticas. Assim, o evento consiste, segundo seus organizadores, em um polo de convergência entre comércio e cultura.

Vanguardista, a exposição-fórum expõe peças únicas ou de edições limitadas de designers e artistas que criaram seus trabalhos nos séculos 20 e/ou 21. A Design Miami é paralela à  Design Miami/Basel (Art Basel), na Suíça.  Na edição 2011 é possível observar trabalhos de arquitetos franceses dos anos 1940 e 50, artesanato coreano, joias desenhadas por artistas como o cubano Wifredo Lam ou pelo dadaísta/surrealista Man Ray.

Entre nomes consagrados e talentos emergentes, os brasileiros Hugo França e Joaquim Tenreiro, representados pela galeria nova-iorquina R 20th Century, apresentam seus trabalhos.

Do ano

Um dos destaques da Design Miami 2011 é o arquiteto tanzaniano radicado em Londres, David Adjaye. O profissional foi escolhido como “Designer do Ano” pela feira,  considerada a mais importante do gênero no mundo.

Adjaye criou para a exposição a instalação "Genesis" definida como um "mobiliário arquitetônico gigante". Nele, a estrutura do pavilhão se confunde ao mobiliário e aos vazios como em um gesto único. Adepto do design de uso comunitário e experimental, o arquiteto se junta a nomes de peso como Zaha Hadid, os Irmãos CampanaKonstantin Grcic, vencedores em edições passadas.

Serviço
Design Miami 2011

Quando: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011
Informações: www.designmiami.com
                        www.designmiamiblog.com