Topo

Mostra no MoMA apresenta a personalidade dos objetos produzidos em escala industrial

Banquinhos empilháveis ( 2003), de Konstantin Grcic, estão expostos no MoMA, em Nova York - MoMA/Divulgação
Banquinhos empilháveis ( 2003), de Konstantin Grcic, estão expostos no MoMA, em Nova York Imagem: MoMA/Divulgação

Da Redação

25/11/2011 07h00

Desde de o século 19 e no correr de todo o século 20, os designers têm celebrado a promessa socialmente "edificante" da produção industrial, acreditando que o caminho para a modernidade se configurava na padronização.

Porém, a busca pela individualidade excedeu o limite das regras dos protótipos e as séries de  objetos produzidos em nível industrial gradualmente - em especial após os anos 1980 -  ganharam identidade.

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) apresenta na mostra "Standard Deviations: Types and Families in Contemporary Design" (em tradução livre: "Desvios-Padrão: Tipos e Famílias no Design Contemporâneo") 150 objetos que foram sim criados para a produção e utilização em grande escala, mas, não por isso, têm design simplório ou completamente "fechado".

Com personalidade

Algumas peças, como os Toy Arts "Dunny" são fabricadas "em branco" e recebem as customizações dos artistas. Outras, como a cadeira "Pratt" (1984), do arquiteto italiano Gaetano Pesce, não "sai da fábrica" sempre com a mesma cara, porque a variação da resina, durante a produção do móvel, confere personalidade a cada unidade.

Os elementos que compõem a mostra do MoMA buscam a visibilidade de arquétipos, uma matriz que modera uma família, mas que não necessariamente se mantém inalterável. Por isso, a mutabilidade dos desenhos, assim como seus possíveis materiais e detalhes, acabam sendo determinadas pelos aspectos culturais e tecnológicos. Sendo que esses últimos vaporizam as distinções entre o modelo, o protótipo e os objetos, permitindo interpretações e diversificações entre as peças e os lotes.

Em cartaz até 31 de janeiro de 2012, a exposição tem curadoria de Paola Antonelli, curadora sênior, e Carmody Kate, assistente curatorial, do Departamento de Arquitetura e Design do Museu. A coleção apresentada pelo MoMA conta com móveis, objetos, um carro e até mesmo 23 grupos tipológicos.

Serviço

Mostra: "Standard Deviations: Types and Families in Contemporary Design"
Onde: Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)
Quando: até 31 de janeiro de 2012
Informações: www.moma.org