Topo

Bienal de Arquitetura quer ir além dos profissionais em busca do grande público

Arquitetos trabalham na montagem da nona edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo, na Oca do Parque Ibirapuera. A mostra fica em cartaz de 2 de novembro à 4 de dezembro de 2011 - Joel Silva/Folhapress
Arquitetos trabalham na montagem da nona edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo, na Oca do Parque Ibirapuera. A mostra fica em cartaz de 2 de novembro à 4 de dezembro de 2011 Imagem: Joel Silva/Folhapress

ÉRIDE MOURA

Colaboração para o UOL

02/11/2011 13h46

“Arquitetura para todos – construindo cidadania” é o tema da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura – nonaBia –, inaugurada para convidados na noite de terça-feira (1º) no prédio da OCA, no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo. 

Ampla e didática, esta edição da Bienal está voltada não apenas para profissionais e estudantes da área, mas também para o grande público, protagonista da arquitetura e formador de opinião, de acordo com o curador Valter Caldana.

A mostra organizada pelo IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil (Departamento São Paulo e Direção Nacional), estará aberta para o grande público a partir desta quarta-feira (2) até 4 de dezembro.

A estrutura

  • Tuca Vieira/Folhapress

    OCA do Parque Ibirapuera, em São Paulo, sedia a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura da cidade

Além da OCA, outros espaços em São Paulo e nas cidades do interior do estado participam da nonaBia apresentando reproduções parciais das exposições.

Na capital, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU/USP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Prebisteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie), o Senac, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), a Universidade de Guarulhos (UNG),  a Escola da Cidade, o Centro Universitário Belas Artes, as Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam) e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) funcionam como sedes paralelas.

Também estão programadas intervenções nos espaços de conexão das estações de metrô Sé, República, Tamanduateí e Vila Prudente, e ainda nas unidades do SESC de Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

A Bienal

As visitas à Bienal podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 22h, com entradas a R$10 e R$ 5 para estudantes com identificação. Adultos acima de 65 anos e crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita. Visitas monitoradas de grupos e escolas podem ser agendadas pelo site  www.nonabia.com.br.

Um total de vinte mostras, que reúnem cerca de 400 projetos de mais de 30 países e de 20 estados brasileiros poderão ser visitadas na OCA. Conheça os destaques e programe-se: