Topo

Projeto liderado por Marcelo Rosenbaum inaugura biblioteca no Pq. Santo Antonio, zona sul de SP

Fachada da Biblioteca para Todos Parque Santo Antonio, na zona sul de São Paulo, de Marcelo Rosenbaum, no dia da inauguração (21/5/2011) - Paulo Pereira / UOL
Fachada da Biblioteca para Todos Parque Santo Antonio, na zona sul de São Paulo, de Marcelo Rosenbaum, no dia da inauguração (21/5/2011) Imagem: Paulo Pereira / UOL

Da Redação

21/05/2011 18h04

Foi inaugurada sábado, 21 de maio, a “Biblioteca para Todos Parque Santo Antonio”. O equipamento integra o projeto A Gente Transforma Parque Santo Antonio, idealizado pelo designer Marcelo Rosenbaum que, em associação a ONGs que atuam na região, trabalha para promover a noção de poder dentro da comunidade. Algo que o designer considera diferente do assistencialismo porque, na opinião dele, confere à comunidade a capacidade de agir e decidir por si.

O Parque Santo Antonio é um distrito carente na zona sul de São Paulo, e outras entidades que mantêm atividades junto à comunidade são a Casa do Zezinho e o Instituto Elos.

A Biblioteca para Todos conta, de início, com um acervo de mil livros novos, assim como acesso a obras digitais de diversos gêneros, além de CDs e DVDs. Um dos patrocinadores do projeto doou 25 computadores, 25 celulares 3G e um equipamento para cinema.

A proposta é que a biblioteca seja um espaço para promoção de atividades culturais e capacitação profissional. A gestão será feita pela Associação dos Moradores do bairro, que está sendo constituída com o apoio da Casa do Zezinho.