Topo

Exposição no MuBE destaca a arquitetura sustentável do escritório italiano Archea

Biblioteca de Curno, Itália, projetada pelo escritório italiano Studio Archea como um livro aberto - Divulgação
Biblioteca de Curno, Itália, projetada pelo escritório italiano Studio Archea como um livro aberto Imagem: Divulgação

Ra Redação

06/05/2011 07h00

De 6 a 8 de maio, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) recebe a mostra “Archea - Sustainable Landmarks”.  A exposição é composta pelos projetos arquitetônicos mais significativos desenvolvidos pelo escritório italiano Studio Archea em pouco mais de 20 anos de atividade em diversas partes do mundo.

As construções e projetos são apresentados através dos curtas metragens de Yuri Ancarani e Sirio Zabberoni com músicas de Luca Bechelli, fotografias de Pietro Savorelli, além de  desenhos, maquetes, ilustrações gráficas e materiais aplicados nas diversas obras.

São nove trabalhos de cunho sustentável e que testemunham em favor de uma modalidade de composição projetual e construtiva baseadas na cultura arquitetônica italiana. A mostra entra em cartaz pouco antes do início do “Momento Itália – Brasil”, iniciativa da Embaixada Italiana em Brasília, com o intuito de promover a cultura italiana no país. A iniciativa funcionará como o ano Brasil/França em 2009. Arte e arquitetura, moda, enogastronomia e esportes são alguns temas dos 380 eventos em 15 cidades que começam em outubro de 2011 e seguem até junho de 2012.

Archea

O escritório de arquitetura florentino, nascido em 1988, foi fundado por Laura Andreini, Marco Casamonti e Giovanni Palazzi e ganhou, em 1999, uma nova associada, Silva Fabi. Com o nome Archea Associati, a rede conta com mais de cem profissionais e opera em cinco sedes: Florença, Milão, Roma, Pequim e Dubai.

Os projetos do Archea vão do estudo paisagístico urbano ao design arquitetônico, atingindo paralalelamente áreas que abrangem desde o design gráfico de publicações até exposições e eventos.

Serviço

Exposição: "Archea - Sustainable Landmarks"
Quando: de 06 a 22 de maio
Onde: Museu Brasileiro da Escultura - MuBE
Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa, SãoPaulo
Informações:  (11)  2594-2601 ou www.mube.art.br
Visitas:  de terça a domingo das 10h as 19h