Topo

Colorista de famosas de Hollywood, Rick Wellman revela os tons de cabelo do momento

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

08/04/2011 07h00

De passagem pelo Brasil, para divulgar um novo produto da Wella, marca da qual é parceiro, o colorista Rick Wellman, de Nova York – que cuida dos cabelos de celebridades como Lindsay Lohan, Brooke Shields e a nossa top model Fernanda Tavares – recebeu UOL Estilo para falar sobre o que está em alta, qual o tom do momento e como manter os fios tingidos saudáveis e com um aspecto mais natural. Nas suas opiniões, o colorista, co-proprietário do salão Patrick Melville Salon & Spa, em Nova York, derrubou alguns mitos, entre eles o liso escorrido e o de que fios escuros não podem ter reflexos dourados. “Ondas suaves são muito modernas, as ondas marcadas estão saindo de cena, assim com os fios retos e pesados demais. Outra forte tendência, que é belíssima, são os fios escuros com reflexos dourados, Jessica Biel é o ícone desse estilo”, explica o especialista. Veja a seguir os detalhes da entrevista.

UOL Estilo: Quando o assunto é cabelo, qual a moda do momento em Hollywood?

Rick Wellman: Cabelos vermelhos, com um fundo dourado como o de Nicole Kidman. O vermelho mais dourado é uma das cores da temporada, os acobreados também, não indo para o violeta, mas para o dourado. Fios escuros com reflexos dourados também são modernos. O ícone desse estilo é a Jessica Biel – os reflexos mais claros deixam as morenas sofisticadas. Outro bom exemplo desse look é a atriz Natalie Portman. E os loiros devem ser claros, vibrantes bem brilhantes como os de Gwen Stefani e Christina Aguilera. O loiro mais natural, que não é tão claro, também está em alta, ou seja, reflexos claros sobre um fundo mel. Nesses casos o tom mais claro deve ir saindo da raiz, que é mel, e ir clareando em direção às pontas, ficando dourado só nas pontas. Em se tratando de corte e textura, as ondas suaves estão em alta e as muito marcadas saem de cena. Os fios muito lisos, retos, também ficam de lado. Cabelos divididos ao meio abrem o rosto e estão com tudo. Se a noite for de gala é melhor evitar muito volume, principalmente na parte de cima da cabeça, os presos para trás são mais indicados.

Qual o principal cuidado que se deve ter com os cabelos tingidos?

Antes de qualquer coisa, o ponto de partida é escolher um bom profissional. É importante que o colorista tenha conhecimento sobre o produto que vai usar e domínio em relação à técnica de aplicação. Isso é imprescindível porque se o método utilizado não for o mais adequado para o tipo de cor e efeito que se quer obter de nada adianta e põe tudo a perder, o tom escolhido não será bem explorado e o resultado pode ser desagradável. A escolha do salão certo também influi para encontrar esse bom profissional, claro. Antes de se submeter à coloração vale fazer uma consulta com quem vai tingir, saber como o profissional trabalha, métodos que usa, o que acha da escolha da cor feita pela cliente e tudo que envolve a execução dessa tintura. Essa comunicação é fundamental.

Como manter os fios tingidos saudáveis e com a cor bonita? Tem algum truque para manter a cor por mais tempo?

O melhor caminho para cuidar em casa é perguntar para o profissional que fez a coloração qual produto que se deve utilizar. Se informar sobre o tipo de xampu e condicionador mais indicados e qual o melhor produto de finalização. É bom pedir orientação até em relação à maneira correta de usar, a quantidade, como e onde aplicar, se for preciso até escreva o que ele disser. Para manter a cor por mais tempo, antes de qualquer outro cuidado, é indicado usar xampu e condicionador para cabelos coloridos, eles ajudam a segurar o tom. Segundo passo, enxaguar com água fria e evitar ao máximo água muito quente. Terceiro, uma vez por mês ir ao salão para deixar a cor mais fresca, o profissional deve aplicar um tonalizante sem amônia, esses produtos fecham a cutícula (parte externa do fio), têm substâncias que nutrem o fio e fazem a cor durar.

A tintura deixa os fios menos saudáveis? Qual o pior erro que alguém pode cometer quando o assunto é tingir os cabelos?

As colorações que não contêm amônia são as que danificam menos. As que têm esse ativo prejudicam demais o fio. Uma boa tintura deve ser feita de maneira uniforme, sem excessos e principalmente com o produto certo, que tenha uma boa tecnologia por trás, com ingredientes que preservam a parte interna do fio. As grandes marcas, que investem em pesquisas e testes, provavelmente oferecem esses benefícios em seus produtos, pois são empresas que observam as necessidades do cabelo, estão sempre se aprimorando e prezam formulações saudáveis para o fio. Quanto aos erros de tintura, o pior é submeter o cabelo a processos muito desgastantes, que fragilizam e até quebram o fio, como misturar produtos químicos. Por exemplo, fazer relaxamento e depois fazer uma coloração mistura agentes químicos nos fios e danifica. Esse é o pior erro que existe. Outro deslize é mudar sempre de cor – uma hora loira, em outra morena e vice-versa. É péssimo, o desgaste é muito grande. O processo de inversão da cor é complexo e agressivo.

Como fazer para não deixar as mechas cafonas, artificiais? Isso explica o segredo da harmonia que você conseguiu para chegar naquele resultado do cabelo da atriz Lindsay Lohan?

O segredo é simples: lembrar sempre da cor original do cabelo e em cima disso em vez de brigar com a cor fazer o contrário, tentar acentuar esse tom, aprimorá-lo. Esse é um dos caminhos para ser o mais natural possível. Mechas bem feitas são aquelas que complementam a cor original. O importante é fazer as mechas com esse cuidado e depois utilizar tonalizantes para dar brilho e adicionar pigmentos suaves às mechas, isso ilumina e realça a cor sem interferir no tom. O cabelo da Lindsay Lohan é naturalmente claro, a cor de fundo é bem próxima ao original e ela está deixando esse cabelo se manifestar, eu faço highlight nas pontas para complementar essa cor natural. O segredo é o jeito com que o fio é pintado – mais suave na raiz, porém nas pontas é tingido com um pouco mais de produto para produzir um tom mais vibrante. Saturo o produto nas pontas, mas na região próxima à raiz aplico pouco. Tem uma graduação sutil, essa técnica que aplico não deixa ficar com mechas marcadas.