Topo

Arquitetos brasileiros recebem prêmio e vão expor projetos em Nova York

Da Redação

22/12/2010 16h00

O instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), em parceria com o American Institute of Architects New York Chaper (Instituto de Arquitetos da América do Departamento de Nova York), selecionou sete escritórios de arquitetura brasileiros para receber o prêmio New Practices New York e New Practices São Paulo 2011.

Puderam participar do concurso os escritórios de arquitetura que foram fundados após 1° de janeiro de 2000. De acordo com a organização, foram apenas 21 inscritos, fato que foi lamentado pelo júri que elegeu, entre eles, os sete melhores. Apesar disso, o IAB/SP considera que, mesmo com o número pouco representativo, todos os portfólios inscritos “mostraram trabalhos de grande qualidade e, embora carregados de linguagem internacional, mantiveram elementos característicos da tradição arquitetônica nacional.”
 

Os critérios para a escolha dos trabalhos foram, principalmente, a preocupação com as questões ambiental, urbana e social, e a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas. A organização do prêmio informou que os escolhidos apresentam visão contemporânea das realidades e necessidades da sociedade brasileira.

Os sete vencedores do prêmio vão participar da exposição New Practices São Paulo. A mostra viajará para Nova York e será montada no Centro de Arquitetura da AIANY de julho a outubro de 2011. Em contrapartida, a exposição AIANY New Practices Nova York 2010 virá para São Paulo, também em 2011. O período deve ser semelhante, mas a data ainda não foi definida.