Topo

Conheça a ambientação feita por artistas locais em dois hotéis no litoral uruguaio

Fachada do hotel Estancia Vik, em José Ignacio, Uruguai, obra do arquiteto uruguaio Marcelo Daglio. Cada quarto do hotel foi ambientado por um artista uruguaio  - Eduardo Vessoni / UOL
Fachada do hotel Estancia Vik, em José Ignacio, Uruguai, obra do arquiteto uruguaio Marcelo Daglio. Cada quarto do hotel foi ambientado por um artista uruguaio Imagem: Eduardo Vessoni / UOL

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL

04/12/2010 10h00

Em José Ignácio, antigo povoado de pescadores que há cinco anos se tornou uma alternativa descolada para os que frequentam Punta Del Este, natureza e arte são inseparáveis. Basta dar uma volta pelo povoado localizado a 45 km do balneário mais famoso (e glamuroso) da América do Sul para perceber que a discreta arquitetura local é quase uma extensão da geografia formada por vastos campos e praias desertas.

Com tantos elementos naturais do lado de fora, rodeados pelo estilo boêmio-chique das casas de arquitetos e artistas plásticos que costumam passas os finais de semana no local, não poderia haver melhor inspiração para os hotéis Estancia Vik e Playa Vik, inaugurados em 2009 e 2010, respectivamente.

Ambos empreendimentos, cujos projetos arquitetônicos foram encabeçados por Marcelo Daglio e Carlos Ott, respectivamente, são marcados pelos traços contemporâneos presentes nas obras de 20 artistas uruguaios que foram contratados para criar ambientes exclusivos nas suítes, jardins e pátios internos que costumam surpreender os hóspedes com vistas privilegiadas dos campos abertos ou da praia (quase) deserta desse destino uruguaio que, nem de longe, lembra o agito de Punta del Este.