"Trash the dress" e "ensaios de revista" viram moda na fotografia de casamento
O dia do casamento é um evento de destaque no álbum de memórias familiares. A fotografia de casamento tradicional capta as imagens do dia, incluindo a troca de anéis, a assinatura do registro civil, a clássica caminhada pelo jardim como marido e mulher, a foto ao lado da família e cortando o bolo. “Fotografia tradicional de casamento é estática, visa fotografar somente pessoas, acontecimentos. A nova fotografia de casamento é bem mais abrangente e sofre bastante influência do fotojornalismo”, diz o fotógrafo Vinicius Matos, dono da agencia La Foto, em Minas Gerais.
Inovar é a palavra de ordem dos fotógrafos especializados neste tipo de cerimônia. Isso porque o casal moderno quer mais do que um álbum convencional. “Hoje, o trabalho do fotógrafo não se limita a ir à cerimônia, clicar e mandar as fotos para o laboratório montar o álbum. Além do clique, há o cuidado em contar a história do casamento, de um jeito que seja moderno visualmente, com uma edição de imagens enxuta e impactante. O álbum é criado com o mesmo cuidado com que se cria uma revista. Fazemos uma seleção apurada da cerimônia de acordo com o que a noiva pede e roteirizamos as páginas de forma que mesmo quem não esteve no casamento possa entender o que aconteceu. É mais que um simples registro”, explica o fotógrafo Nelson Alves Jr., da Foco Estúdio, em São Paulo.
Nelson comenta ainda que, atualmente, a noiva não se contenta somente com fotos essenciais: ela quer que o profissional capte além do esperado. “A noiva quer detalhes do pré, do durante e do pós-casamento. A fotografia é a chance de eternizar um momento especial dos noivos, então é importante que daqui a 15, 20 anos, quando eles mostrarem o álbum aos familiares, estejam registrados elementos que tenham fugido da memória, como o sapato usado, a gravata escolhida. O fotógrafo tem a obrigação de ser os olhos do casal, enxergar tudo o que eles não estão aptos a ver e deixar devidamente registrado. Isso já é um diferencial tremendo”, complementa.
Se os "pombinhos" estão dispostos a gastar, há as mais diversas ofertas de ensaio fotográfico para o casamento. Do ensaio pré-casamento a um "Cherish the Dress", que lembra um editorial de moda, os preços variam de R$ 900,00 a R$ 10.000,00 (incluindo gastos com maquiagem, cabeleireiro, hotel, traslado etc).
"Bride Street" é uma das vertentes da nova fotografia de casamento
Conheça, abaixo, algumas das novidades em fotografia de casamento e inspire-se para registrar o seu grande momento de um jeito especial.
Antes do sim
Além da cerimônia de casamento, há opções de fazer fotos "E-session" (do inglês engagement session – sessão de noivado), que nada mais são do que um ensaio pré-casamento. Em termos práticos, trata-se de uma sessão de fotos que expressa a cumplicidade do casal. “Costumamos roteirizar o ensaio, pois facilita na desenvoltura do casal. Muitos ficam receosos de que vão travar durante os cliques, então adotamos o roteiro para deixá-los livres”, explica Nelson. Como funciona? É simples: os noivos decidem com o fotógrafo um tema para o ensaio que reflita exatamente o clima de romance entre os dois. “Pode ser um passeio pelo centro de São Paulo, ou ainda uma caminhada da Champs-Elysées até a Torre Eiffel, em Paris. O que realmente importa é que tudo seja muito natural, como um passeio. O fato de o fotógrafo não ficar no pé dos noivos nem tentar dirigi-los, como se fossem modelos profissionais, torna a experiência deles mais tranquila e nos permite capturar expressões naturais e apaixonadas de verdade, algo impossível de ser criado por direção”, complementa o fotógrafo.
Pitadas de fotojornalismo
O estilo de cobertura fotojornalística para a fotografia de casamento começou em 1980, nos Estados Unidos. O trabalho é feito com a mesma agilidade adquirida no fotojornalismo para conseguir imagens surpreendentes e espontâneas, mas também com muita criatividade. “Além de registrar os momentos, registramos as reações, as emoções das pessoas nesse dia. Também fazemos fotos mais artísticas com olhos atentos às luzes e detalhes, criamos imagens pensando na beleza plástica, usando os cenários e elementos do casamento. Durante a festa já cheguei a pôr fogo em volta das alianças dos noivos, o resultado foi surpreendente. Depois disso, outras noivas sempre me pedem para criar algo diferente com suas alianças também no dia di casamento”, diz o fotógrafo Evandro Rocha, de São José do Rio Preto.
O fotojornalismo no casamento registra cada passo, desde o making of dos noivos (preparação para a cerimônia) até a saída da ingreja. Este estilo foi muito abordado na novela Páginas da Vida, com a personagem Isabel Fernandes (interpretada pela atriz Vivine Pasmanter), que era uma jovem fotógrafa especializada em álbuns de casamento.
Nova fotografia de casamento busca novos cenários para registrar os noivos
"Trash the Dress"
Uma moda recente está fazendo a cabeça das noivas. É o "Trash the Dress", um tipo de sessão fotográfica muito comum nos EUA e na Europa, em que os noivos se vestem novamente após o casamento, quando a ansiedade e a correria da cerimônia já passaram e assim, estando mais relaxados e despreocupados, fazem uma sequência de fotos divertidas, criativas e artísticas. “A sessão pode ser em uma praia, por exemplo, onde escolho as paisagens que gostaria de compor juntamente com o casal. Como já passou o casamento propriamente dito, eles só querem diversão e o clima da sessão é esse mesmo. Depois eles têm o álbum para relembrar desta fase tão significante na vida deles. O Trash the Dress tem a duração de quatro horas mais ou menos, escolhemos uma locação onde se possa usar vários cenários, e passamos uma tarde juntos fotografando”, diz Jared Windmüller, de Florianópolis (SC).
Essa modalidade de ensaio fotográfico surgiu nos EUA em 2006 com a proposta de"detonar" aquele vestido que estava mofando no guarda-roupa da noiva. Lá, as noivas compram o vestido, o que muitas vezes não acontece no Brasil, onde há muito aluguel do modelito. Por isso, a ideia doTrash the Dress no Brasil é fotografar em lugares onde a noiva possa colocar seu lindo vestido branco em risco, mas não a ponto de destruí-lo como a tradução sugere. “Eu acho muito importante o casal conversar com o fotógrafo para que eles encontrem juntos uma opção que seja a cara dos noivos. Sem rótulos ou modismos, é apenas um ensaio com fotos lindas, com liberdade para os noivos fazerem o que quiserem, podem se sujar ou não, podem correr ou ficar num cantinho só namorando, depende de cada casal, cada história. Há muitas possibilidades...”, diz a fotógrafa Renata Xavier, do Rio de Janeiro, responsável pelo álbum de casamento da atriz Juliana Paes.
"Cherish the Dress"
Ao contrário do "trash the dress", ensaios em estilo "cherish the dress" procuram preservar o vestido da noiva, mostrando-o como num editorial de moda
Na mão inversa, vem o "Cherish the Dress", que literalmente seria “cultivar o vestido”, ou "cultuá-lo". Este ensaio pede um cenário mais elegante e uma produção de maquiagem e cabelo mais elaborados, bem ao estilo de um editorial de moda. “Este estilo é mais chique. O vestido é a estrela, não a vítima da sessão”, compara o fotógrafo Juliano Godoi, de Campinas. Para um ensaio "Cherish", a noiva pode escolher uma locação que expresse beleza, brilho e glamour.
Nas ruas de grinalda
Já o "Street Bride" mescla um pouco dos dois conceitos. O diferencial é que, como o nome diz, o fotógrafo usa a rua como o cenário principal do ensaio. “O bacana dele é integrar os cenários urbanos às cenas com o casal, então vale aproveitar desde o muro grafitado até elementos comuns, como uma faixa de pedestres. Aqui o vestido já pode sujar um pouco, mas não ao ponto de ser abusado como no 'Trash'”, conta Nelson Alves Jr, da Foco Estúdio. Portanto, essa é uma opção para as noivas menos radicais, mas que ainda buscam um álbum de casamento diferenciado.
Serviço: Dez fotógrafos para casamentos clássicos e ensaios diferentes
Daniela Picoral. (11) 4112-2244 / www.danielapicoral.com.br
Danilo Siqueira. www.danilosiqueira.com
Evandro Rocha. (17) 3224 4684 / www.evandrorocha.com.br
Jared Windmüller. (48)3369-1673 /www.jaredwindmuller.com
Juliano Godoi.(19) 9695-8601 / www.julianogodoi.com
Kaká Rodrigues. (11) 4221-8575 / www.kakarodrigues.com.br
Luiz Marques. (91) 8144-7764 / luizmarques.fot.br
Nelson Alves Jr. (11) 3010-9898 / www.focoestudio.com
Renata Xavier. (21) 2711-3708 / www.renataxavier.com.br
Vinicius Matos.(31) 3286-1106 / www.viniciusmatos.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.