Topo

Sem originalidade no tema, Mostra de Paisagismo é destaque da 13ª Fiaflora Expogarden

Ambiente da paisagista Mônica Rio Verde na 13ª Fiaflora Expogarden, realizada durante a 5ª Semana Imobiliária, no Anhembi, em São Paulo - Regina Grammont / UOL
Ambiente da paisagista Mônica Rio Verde na 13ª Fiaflora Expogarden, realizada durante a 5ª Semana Imobiliária, no Anhembi, em São Paulo Imagem: Regina Grammont / UOL

GIOVANNY GEROLLA

Colaboração para o UOL

25/09/2010 06h00

A 13ª Fiaflora Expogarden, feira internacional de paisagismo, floricultura, jardinagem e lazer, acontece no Pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, de quinta (23) a domingo (26). O evento faz parte da Semana Imobiliária de São Paulo 2010, que divide os 70 mil m² do pavilhão entre o 5ª SISP (Salão Imobiliário São Paulo), a Convenção Secovi (sindicato da habitação), a Expo Síndico e o Casa e Decoração Show, além da feira de paisagismo.

O pequeno espaço dedicado ao verde, no entanto, anuncia uma variedade de atividades organizadas entre os mais de 200 stands de fabricantes e profissionais expositores: uma Mostra de Paisagismo, com ambientações que, para aqueles que não integram a classe dos paisagistas, são o clímax de toda a exposição; o 13º Congresso Brasileiro de Paisagismo, além dos espaços Design Floral, Natureza-Viva e o Planta É Bom Demais, com aulas de jardinagem para visitantes.

Quem espera ver muitas plantas, não terá a melhor impressão do espaço: lotado e quente, visto que o Anhembi não tem ar-condicionado. O verde "se espreme" logo à entrada da Fiaflora, onde estão as doze ambientações de arquitetos e paisagistas que se debruçaram sobre o tema "Soluções para pequenos espaços".

Mostra de ambientes

Temas à parte, alguns projetos se destacam, como o do conhecido Alex Hanazaki e o dos gêmeos Luiz Gustavo e Luiz Felipe, da Folha Paisagismo. Todos os paisagistas buscaram enfatizar o já desgastado discurso da sustentabilidade, fazendo uso de bambus, madeira de reflorestamento, tijolos à vista, palhas e fibras naturais, lareiras ecológicas e, principalmente, muitas espécies nativas, dentre as quais as samambaias, que foram protagonistas.

Também sem exceção, todas as ambientações remetiam ao tema do relaxamento e da recepção de amigos para momentos de lazer. A maioria fazia menção aos quatro elementos temáticos do evento: terra, fogo, água e ar.

Além das ambientações, a Fiaflora Expogarden é boa chance de pesquisar e conhecer, de uma vez só, tudo o que existe no mercado em termos de produtos para jardinagem e paisagismo. A feira traz ferramentas, cortadores de grama, vasos, cachepôs, móveis de jardim, sistemas para telhados verdes, fornecedores de jardins verticais, decks e outros revestimentos para pisos como argila, cerâmica e pedras.

Congresso

Num pequeno quadrante dedicado a palestras acontece o Congresso Brasileiro de Paisagismo, cujo tema central é "O Projeto de Paisagismo em Escala Urbana – Parques, Praças e Condomínios Verticais e Horizontais". Desenvolvido pela ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), o congresso debate, em 11 painéis ministrados por arquitetos estrangeiros e brasileiros, a aplicação de projetos paisagísticos nos municípios brasileiros. Dentre os palestrantes presentes, estão a mexicana Claudia Harari, membro do atual conselho da Escola de Desenho de Harvard, nos Estados Unidos, e a professora da Escola de Arquitetura do Tecnológico Monterrey (México), a brasileira Rosa Grena Kliass.

Mais interessante aos visitantes que não são profissionais da área, porém, é o espaço "Planta É Bom Demais", organizado pelas empresas Biofert e Biomix, fabricantes de adubos e substratos. Elas oferecem, na Fiaflora, quatro oficinas gratuitas, com dicas sobre como plantar hortas, como cultivar orquídeas e o que se faz para manter jardins orgânicos. São ensinamentos sobre como semear, adubar, regar e colher ervas; o transplante de mudas também é assunto debatido.

Para os dias 25 e 26 de setembro, entre 16h e 17h, o "Planta É Bom Demais" programa uma oficina especial direcionada a famílias visitantes: a "Hortinha gourmet para pais e filhos" pretende enfatizar a importância do meio ambiente, reforçando o tema da sustentabilidade entre as crianças presentes.

13ª FIAFLORA EXPOGARDEN - Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura
Horário: Sábado e Domingo (25 e 26/9), das 10 às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fountora, 1.209, Santana, São Paulo (SP)
Informações: www.expogarden.com.br ou (11) 3845-0828