Topo

Feira mostra casa controlada por iPad e interfaces que permitem ver o consumo de água e energia em tempo real

Engenheiro mostra como funciona o aplicativo para iPad que permite controle de luzes da casa - Estefani Medeiros/UOL
Engenheiro mostra como funciona o aplicativo para iPad que permite controle de luzes da casa Imagem: Estefani Medeiros/UOL

ESTEFANI MEDEIROS

Colaboração para o UOL

19/08/2010 07h00

O que antes era apenas projeção de desenhos futuristas, hoje já é uma realidade acessível. Tornar a casa segura, confortável e econômica usando interfaces multimídia é uma tendência que acompanha os lançamentos de aparelhos eletrônicos no mercado. Segundo Edilberto Almeida, presidente da Expo Predialtec, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto em São Paulo, “esse é um mercado que vem crescendo bastante e que vai baratear seus custos”.

Uma das novidades da feira é a casa controlada por iPad e iPhone. Um aplicativo disponível para download gratuito na App Store permite controlar câmeras de segurança, a iluminação, o som e até programar o aquecimento da banheira à distância. De acordo com Gabriel Ubirajara, engenheiro da Neocontrol, empresa que desenvolveu o aplicativo, essas inovações permitem que dispositivos como interruptores possam ter mais de uma utilidade, além de se tornar portáteis. Um desses exemplos é o Module Switch, que pode ter até 32 interfaces configuráveis de acordo com o gosto do cliente e vão desde destrancar a porta até diminuir as luzes da sala. A Neocontrol também elaborou um cubo controle que aciona a função desejada pelo cliente e sistemas de reconhecimento de digitais. A instalação de alguns dos serviços pode chegar a R$ 3 mil.

  • Divulgação

    Aparelho que mostra consumo de água e energia

Marcelo Lavrador, que trabalhava como remodelador de casas na Flórida, viu na crise imobiliária americana uma oportunidade de inovar. Por isso, investiu em um sistema disponível para tablet que identifica a planta da casa e permite que o usuário visualize cada espaço, além de poder ativar várias funções do home theater e também controlar luzes e temperatura com um único controle universal. Lavrador defende que por não envolver troca de fiações e usar o que o cliente já tem na casa, os custos para instalação e configuração são muito mais baratos.

Para os mais econômicos, o lançamento da Legrand é uma interface em tela touchscreen que contabiliza quanto os eletrodomésticos estão gastando em tempo real e monta um gráfico de consumo do dia, semana e mês. O serviço também serve para o sistema de água e avisa quanto o cliente já gastou em reais. A empresa desenvolveu um aparelho para a cozinha capaz de identificar e interromper vazamentos de gás. A linha My Home ainda aciona a irrigação do jardim em horários pré-agendados, avisa se o fornecimento de água e energia foram interrompidos, ativa persianas e controla o ar-condicionado.