Topo

Tratamentos cosméticos garantem pernas bonitas e bem cuidadas para o verão

MANUELA BIZ<BR>Colaboração para o UOL

09/11/2009 08h00

À medida que as temperaturas sobem, saias, shorts e vestidos em comprimento mini tomam as ruas e exigem pernas em dia. Como já é novembro e não há mais muito tempo para investir em malhação, resta recorrer a meios cosméticos para deixá-las mais bonitas. Os cuidados básicos incluem esfoliar a área, depilação, hidratação, uso de cremes que contém ativos que promovem a firmeza temporária e autobronzeadores.

Comece o ritual embelezador focando em se livrar dos indesejáveis pelos. Segundo a dermatologista Patrícia Erazo, a depilação a laser é o método mais eficaz, pois elimina os pelos progressivamente e dura por muito tempo. Mas um alerta, quem optar por ele deve ficar ao menos dez dias longe do sol. Para quem não pode esperar, o jeito é recorrer à depilação tradicional. A especialista não indica o uso de lâminas que agridem a pele através do atrito que geram, além de deixarem os pelos com a aparência de mais grossos. Neste caso, as ceras são uma boa opção para usar em casa. Escolha de produtos descartáveis e com ativos naturais que não causam alergias. Uma boa dica é optar por ceras mornas que abrem os poros, facilitando o processo e aliviando a dor.

Se o puxa e repuxa da cera lhe parece tortura, há como alternativa os cremes depilatórios, que são um método intermediário: os pelos crescem mais rápido que quando depilados com cera, mas demoram menos que quando raspados. A dermatologista Patrícia Erazo afirma que eles não são nocivos à pele, pelo contrário, alguns agregam tratamentos, mas é necessário fazer o teste de sensibilidade indicado pelos fabricantes para identificar possíveis alergias.

Independente do método escolhido, antes de começar a depilação aposte na esfoliação que ajuda a desencravar os pelos e, para finalizar, utilize produtos calmantes, como os à base de aloe vera, que diminuem a vermelhidão e a sensibilidade. Para ficar livre de manchas, é melhor fugir do sol por pelo menos três dias.

Da cor do pecado

Nenhum dermatologista vai liberar o banho de sol, mas cá entre nós, verão e shorts combinam com pernas bronzeadas, que parecem mais magras por uma ilusão de ótica. Para conseguir um tom dourado e saudável, sem precisar passar horas torrando na areia, aposte nos autobronzeadores, que podem ser aplicados em casa ou nos jatos feitos em clínicas especializadas.

Além da escolha de um bom produto, existem outros cuidados que devem ser tomados na hora do uso em casa. "Comece com uma boa esfoliação, que vai remover as células mortas, aumentando a penetração do produto e deixando o resultado mais homogêneo", ensina a terapeuta corporal Lorice Miguel.

Com a pele limpa e esfoliada, comece a espalhar o autobronzeador de baixo para cima, para evitar que sua barriga fique manchada pelo movimento de abaixar. É preciso redobrar a atenção em regiões mais secas, como os joelhos, que tendem a absorver mais produto e ficar manchadas. Use menos creme ou spray nessas áreas. Para não manchar roupas, ou mesmo a pele, evite se vestir logo depois da aplicação. Segundo Lorice, esse procedimento pode ser repetido até duas vezes por semana para evitar que a cor desbote, e são necessárias pelo menos duas semanas para chegar morena à praia.

Outra saída é correr para um consultório especializado para um bronzeado à jato. A dermatologista Patrícia Erazo, explica que a técnica é similar ao uso do autobronzeador em casa, mas a esfoliação profissional e o uso do jato ao invés da aplicação manual garantem um resultado mais duradouro e natural. A manutenção deve ser feita a cada 15 dias e cada sessão custa em torno de 50 reais.

Pernas firmes e mais finas

No verão aumentam os problemas de inchaço e acúmulo de líquidos. Para Patrícia Erazo, o melhor para aliviar o problema e evitar as temidas varizes é beber muito líquido, o que estimula o sistema linfático, e apostar na drenagem pelo menos uma vez por semana.

Em casa escolha cosméticos com ativos como a castanha da Índia, centella asiática, cavalinha, equisentun e ginko biloba, que estimulam a circulação. A maneira correta de aplicá-los é fazendo massagens suaves, leves e ascendentes. "Outra dica é colocar as pernas em elevação de 30 centímetros em relação ao eixo do corpo. Isto facilita a drenagem das pernas, aliviando o inchaço no momento do uso dos produtos", ensina a terapeuta Lorice Miguel.

Para quem faltou à academia durante o ano, há ainda um novo aparelho de tratamento estético que une o VelaShape, sistema de massagem e sucção à luz infravermelha, com a radiofrequência e que promete redução de medidas, diminuição da celulite e combate à flacidez. O aumento de temperatura na pele causado pelo aparelho que gera uma contração das fibras elásticas e estimula a produção de colágeno, reduzindo a flacidez e melhorando a qualidade geral da pele. Como são necessárias apenas algumas sessões para que o resultado seja visível, o dermatologista Marcelo Bellini acredita que esta é uma solução imediata e saudável para quem quer pernas firmes no verão.

Existem também produtos que ajudam a disfarçar a flacidez imediatamente, é o conhecido efeito cinderela que migrou do rosto para as pernas. Procure os ativos firmadores imediatos, como o DMAE, geralmente agregados a produtos de tratamento. Aplique antes de sair de casa massageando a região.

Todo esse esforço de beleza não faz o menor sentido se você sair por aí com as pernas ressecadas e sem brilho. "No verão, o corpo inteiro perde mais água por isso seca e existe o acumulo de células mortas. A esfoliação e a hidratação são indispensáveis", explica Patrícia Erazo.

Lorice Miguel aconselha a escolha de produtos refrescantes e cicatrizantes, para essa época em que a pele fica mais exposta. "Os hidratantes devem ser aplicados após o banho com a pele seca, preferencialmente após a exposição solar ou à noite. Joelhos devem ganhar uma atenção especial, pois ressecam mais que o resto da perna. Para eles, escolha um produto mais denso, feito de ureia, por exemplo, ensina a terapeuta corporal.

E se a ideia é dar uma conotação sexy ao visual, Lorice indica os hidratantes com partículas de brilho para serem usados à noite. Os óleos hidratantes também deixam a pele com o visual acetinado e agradável ao toque. Precisa mais?