PUBLICIDADE

Topo

Universa

Maquiagem new rave: abuse das cores sem perder a beleza

Maquiagem confere ar super moderno, sem ser muito chocante - Alexandre Schneider/UOL
Maquiagem confere ar super moderno, sem ser muito chocante
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

JULIANA LOPES<br><br/> Colaboração para o UOL

28/09/2007 21h37

Misturar cores flúor e brilho, à noite ou em plena luz do dia, combinando batons super fosforescentes com sombras marcantes, é uma das mais novas manobras fashion que a tendência do próximo verão pede. A inspiração vem da moda new rave, termo que saiu do mundo hype da música e despencou nas passarelas (leia abaixo a definição de new rave).

A idéia é sim, abusar do aspecto colorido, que também vai estar nas peças de roupa (repare, é bastante cor!), mas, como ninguém quer parecer produzida para um baile de carnaval, ou espetáculo de circo, todo cuidado é pouco para se inspirar na referência sem perder a elegância. "Não pode deixar de ser linda", resume o maquiador e cabeleireiro Carlos Cesário, da agência BLZ. Cesário é maquiador de moda e sabe que é preciso um meio termo entre a referência e a vida real. Mesmo assim, é preciso atitude para usar a maquiagem new rave.

"Mulher às vezes se assusta com muita cor", comenta Cesário. Mas, até quem estiver super atirada em abusar das cores deve se maquiar aos poucos, para se acostumar e visualizar, em etapas, com quantas cores se faz um make new rave para o seu tipo de rosto e tipo de roupa que quer usar. Fizemos um passo a passo detalhando dois tipos de maquiagem, uma carregando mais os olhos e a outra forçando a cor no batom.

A maquiagem new rave não pede apenas uma combinações de cores fortes, como o pink, o azul royal, o amarelo, mas também traços diferentes da maquiagem "trivial". Na hora de maquiar os olhos, a idéia é preencher mais espaço com desenhos que saem um pouco do espaço comum, como, por exemplo, puxando traços para folha dos olhos, dando uma impressão de "falso borrado". Veja no álbum de fotos.


New rave é mistura de new wave com rave

O comportamento dos popstars da música sempre influenciou a moda ao longo da história e a tendência mais forte deste momento é o estilo "new rave". Quem cunhou primeiro este termo foi um jornalista do tablóide inglês de rock NME (New Music Express) ao avaliar o som da novíssima banda de rock Klaxons. Os garotos do Klaxons, que abusam das cores fluorescentes nos clipes e nas suas roupas, viraram referência também de estilo, com atitude alegre e bastante rocker.

A música é uma combinação caótica, mas harmônica de pop rock com elementos eletrônicos. O estilo new rave é uma mistura de new wave (dos anos 80, com cores cítricas também) com a rave dos anos 90 (colorido também, mas mais humorado). As meninas do Cansei de Ser Sexy, principalmente a vocalista Luísa Lovefoxxx, noiva de um dos músicos do Klaxons, são as personagens mais conhecidas desse universo new rave.

O último desfile da Cavalera na São Paulo Fashion Week retratou bem essa tendência, com maquiagem criada por Robert Estevão (uma das nossas inspirações para o ensaio) e roupas coloridas, cheias de frases, marcas e estampas.


Créditos:
Produção e reportagem: Juliana Lopes
Fotos: Alexandre Schneider
Maquiagem e cabelo: Carlos Cesário

Agradecimentos:
Agência BLZ, Blue Models, Press Pass e Cavalera (blusas da modelo)
Mais
Sete dicas para não errar a maquiagem

Universa