Topo

Estudo identifica gene "causador de vários tipos de câncer"

24/09/2007 11h28

Cientistas italianos identificaram um gene que está diretamente ligado ao surgimento de 74% dos casos de câncer.

A pesquisa, que será anunciada nesta segunda-feira na Conferência Européia sobre Câncer, em Barcelona, na Espanha, descobriu que o gene, conhecido como Trop-2, teria um papel fundamental no aparecimento de tumores na mama, cólon, estômago, pulmões, próstata, ovários e pâncreas.

Os pesquisadores observaram a ligação entre o gene e vários tipos de câncer durante experimentos feitos com ratos ou com tumores cultivados em laboratório.

O líder do estudo, Saverio Alberti, da Universidade de Chieti, disse ter observado altos níveis da atividade de Trop-2 em cerca de 65% a 90% dos tumores analisados, resultando numa média geral de 74%.

"Estes números são altos", avalia o pesquisador.

Novas terapias
"A função do gene Trop-2 era um mistério até agora, mas este estudo revela que ele está envolvido com o surgimento, em média, de três quartos dos casos de câncer", disse Alberti.

Os estudiosos esperam que a descoberta possa contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos à base de anticorpos que atacariam a atividade do gene, diminuindo ou interrompendo por completo o desenvolvimento do câncer.

A equipe de cientistas italianos vem pesquisando a ação do Trop-2 há três anos, depois de concluírem que o gene tinha uma ação degenerativa durante a gravidez, podendo também provocar crescimento de tumores.

"Ainda é cedo, mas estamos muito animados com as chances de terapias que podem surgir desta descoberta", disse o especialista.

Alberti acrescentou que os primeiros testes com remédios feitos à base de anticorpos poderiam começar a partir do ano que vem e que estariam disponíveis para os pacientes em cinco anos.