Topo

Cabelos crespos também podem ser curtos. Especialista revela os truques

Desfiar e repicar ao mesmo tempo dá leveza e modernidade aos cabelos crespos - Denis Rodriguez/UOL
Desfiar e repicar ao mesmo tempo dá leveza e modernidade aos cabelos crespos
Imagem: Denis Rodriguez/UOL

SANDRO CASSOLARI<br>Especial para o UOL

11/09/2007 22h38

Cabelos crespos e ondulados fazem parte da identidade da mulher brasileira. Geralmente, porém, este cabelo é desvalorizado pela falta de cuidado e de conhecimento: por ser mais volumoso e os fios ressecados causarem um impacto desconfortável para as mulheres, elas adotaram a tática de usá-los compridos e com o fio reto, na esperança de eliminar o volume. Ledo engano.

Os cortes mais curtos repicados e desfiados dão aos cabelos crespos irregularidade e leveza, trazendo um ar de modernidade; realçam os cachos e diminuem o volume, facilitando o dia-a-dia feminino. Para manter o corte bonito e saudável, é mais fácil do que se imagina: produtos do tipo "leave-in", ativadores de cachos, cremes para pentear e mousse auxiliam no tratamento dos fios e ajudam a domar o grande inimigo das mulheres que têm este tipo de cabelo: o volume excessivo.

Outra dica para quem tem cabelos crespos ou ondulados é abusar dos produtos hidratantes, principalmente no verão, quando a acão natural do tempo é a grande vilã para danificar este tipo de fio.

Veja qual é a função de cada produto e escolha o melhor para o efeito que deseja no cabelo. No álbum de fotos, acompanhe o passo-a-passo de um corte curto num cabelo crespo.

Condicionador Leave-in - É um produto sem enxagüe, que tem na sua formulacão alta concentracão de hidratantes. Indicado para hidratar profundamente os fios do cabelo sem deixá-los pesados e emplastrados

Ativador de cachos - Como o próprio nome sugere, facilita a formação de cachos e hidrata ao mesmo tempo. O diferencial desse produto é que auxilia na redução do volume dos crespos, dando efeito muitas vezes molhado aos fios

Creme para pentear - Indicado para facilitar a escovação e hidratar os fios

Mousse - É indicado para manter os cabelos firmes. Ajuda a realçar os cachos deixando-os no lugar e é recomendado para quem quer um visual uniforme e com longa duração.

Sandro Cassolari é cabeleireiro do salão L'Autre Femme