Topo

Decoração e poesia unem-se na mostra "CAD Brasil", em São Paulo até outubro

Tudo ao mesmo tempo: tapete de bicho, luz neon e tradição nas cores da roupa de cama - Chris Campos/UOL
Tudo ao mesmo tempo: tapete de bicho, luz neon e tradição nas cores da roupa de cama
Imagem: Chris Campos/UOL

CHRIS CAMPOS<br><br/> Colaboração para o UOL

03/09/2007 20h04

Alguns ingredientes rendem boas misturas. Juntar poesia com decoração, por exemplo. É essa a proposta da primeira "CAD Brasil Casa Arte & Design", que abre as portas ao público no dia 4 de setembro e segue até 7 de outubro na Casa das Rosas, em São Paulo.

Os arquitetos convidados buscaram inspiração na poesia para criar a decoração dos 39 ambientes propostos. A teoria é muito simpática às visitas, que contam com duas categorias "literárias" durante o passeio: a poesia universal do piso térreo e os poemas luso-brasileiros do primeiro andar. Na prática, porém, a mostra funciona nos moldes de veteranas como a Casa Cor ou a Morar Mais. A aura poética do evento aparece apenas para quem prestar atenção aos detalhes.

O primeiro deles é a própria Casa das Rosas, que por si só já é um programa a ser conferido com entusiasmo. O casarão dos anos 1930, projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo para sua filha, é um marco arquitetônico da capital paulista, e os profissionais da "CAD" souberam valorizar o cenário que tinham em mãos. Dando uma voltinha pela mostra, vale ficar de antena ligada também aos caprichos e às idéias divertidas que podem ser repetidas no seu próprio lar-doce-lar.

Isto se aplica aos lustres luxuosos, que aparecem em quase todos os ambientes do casarão; às flores, espalhadas por todos os cantos; e ainda aos trechos de poesias, que podem estar impressos na parede, na almofada do sofá, no assento do banco da sala de jantar ou devidamente emoldurados. São detalhes de romantismo explícito e justa homenagem ao glamour de tempos passados. Além de ser um refresco e tanto em pleno burburinho da Avenida Paulista.

No álbum de fotos, você vê os detalhes e as melhores sacadas da mostra.

Serviço:
"CAD BRASIL CASA ARTE & DESIGN"
Quando: De 4 de setembro a 7 de outubro; terça a domingo; 11h às 21h.
Onde Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, São Paulo)
Quanto: R$ 25 (terça a sexta); R$ 30 (sábados, domingos e feriados); crianças até 10 anos não pagam; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada
Informações: 0/XX/11 3253-8077 ou pelo site do CAD