Topo

Inove na sobremesa de Páscoa com um bolo em formato de ovo de chocolate

Da Redação

05/04/2007 16h24

A Páscoa está chegando e para fugir dos convencionais ovos de chocolate e inovar na sobremesa de domingo, a TV UOL foi até a confeitaria Di Cunto, em São Paulo, para conferir a receita de um bolo de Páscoa, feito com um fino pão-de-ló de chocolate e, nesse caso, recheado com doce de coco.

O segredo da receita está na montagem do bolo que, feito em uma fôrma para ovo de páscoa grande, precisa ter suas camadas bem compactadas e umedecidas para que o bolo não desmanche quando desenformar.



INGREDIENTES

Pão-de-Ló (Garibaldi)

295g de farinha de trigo
295g de ovos inteiros (aproximadamente 6 ovos médios)
260g de açúcar refinado
35g de chocolate em pó peneirado
2g de fermento em pó
120 ml de água

Bater todos os ingredientes (exceto o chocolate) em batedeira até obter uma mistura homogênea. Só então adicione o chocolate em pó para colorir a massa do pão-de-ló. Distribua a mistura em uma forma retangular de modo que a massa não ultrapasse 2cm de altura. A espessura da massa é decisiva na montagem do bolo. Leve para assar em forno a 200º por aproximadamente 20 min.

Recheio

120g de leite condensado
95ml de leite integral
285g de coco fresco ralado grosso

Misture tudo e reserve.

Calda para umedecer

Faça um xarope com água, açúcar e rum a gosto.

Cobertura

A calda de chocolate utilizada na cobertura é feita com chocolate meio amargo picado, derretido em banho maria com gordura hidrogenada, na proporção de 1kg de chocolate para 200g de gordura hidrogenada.

Decoração

Para decorar o bolo de Páscoa, utiliza-se creme manteiga, feito com margarina especial para confeitaria batido em batedeira ou liquidificador até obter uma consistência leve e cremosa. Para dar cor ao creme, adiciona-se cobertura de chocolate a gosto, até que o creme fique com a cor na intensidade desejada.

Tempo de preparo: Aproximadamente 1h30
Rendimento: 2 bolos de 1kg cada.
___________________________________________________
Agradecimentos: Confeitaria Di Cunto
Rua Borges de Figueiredo, 61/1033
Móoca - São Paulo/SP