Topo

"Brás Moda" apresenta coleções ao ar livre

Siri, ex-sacoleira e ex-Big Brother - UOL
Siri, ex-sacoleira e ex-Big Brother
Imagem: UOL

Da redação

13/03/2007 22h02

Os desfiles estavam prestes a começar às 11h da manhã. A música alta atraía o público que, nas calçadas, começava a se aglomerar em pé, enquanto as cadeiras ao redor da passarela, geralmente disputadas, permaneciam vazias. Foi preciso um apelo do apresentador para que, aos poucos, as pessoas vencessem a timidez e sentassem no espaço privilegiado do evento. Para surpresa dos espectadores, os assentos não estavam reservados a ninguém "importante" e poderiam ser ocupados por quem quisesse, fosse quem fosse.

Essa é uma das principais características dos desfiles do Brás Moda. Ao ar livre, em meio às lojas freqüentadas rotineiramente, os desfiles são gratuitos e podem ser vistos por todos os transeuntes, interessados em moda ou não.

E, é possível dizer, que o interesse não é pouco. Entre os olhares atentos às novas tendências estão, por exemplo, os de diversas vendedoras de lojas localizadas no próprio Brás. Viviane Neris é uma delas. Embora não se preocupe muito em seguir a moda, o trabalho exige que conheça as novidades. "Eu sempre vejo os desfiles do São Paulo Fashion Week nas revistas e na TV; aqui, como o espaço é aberto, posso participar".

Gilson Ferreira Alves, que trabalha no corte e costura em uma loja do Brás, concorda. Muitas das roupas com que trabalha seguem as tendências apresentadas nos desfiles. "Aqui posso reparar nas calças masculinas e ver as meninas bonitas", brinca.

Havia também os que aproveitavam para assistir aos desfiles e prosperar no seu próprio negócio. Paulo Marques Lobato, por exemplo, com seu carrinho de picolés estava bastante requisitado. E, ainda, garantiu estar de olho nas roupas. "Em casa todo mundo gosta de moda", diz.

Mas mais requisitado que os picolés de Lobato foram os famosos, como Adriane Galisteu, Sergio Malandro, Paulo Zulu e Ellen Ganzaroli. Entre eles, uma famosa obteve destaque: Íris Stefaneli, a Siri do Big Brother Brasil. Antiga "sacoleira" do Brás, Íris volta ao seu antigo local de trabalho como "celebridade". "Antes eu ficava no sol, agora fico no ar condicionado", diz. Sob os flashes, exclamou várias vezes estar vivendo "um momento maravilhoso" enquanto garantia que voltaria a ser sacoleira sem problemas. "Vou colher os frutos com o pé do chão", afirmou.