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Vocabulário Fashion: Renato De Cara explica as diferentes fotografias de moda

Fotógrafos a postos no PIT em desfile do SPFW - Fernando Donasci/Folha Imagem
Fotógrafos a postos no PIT em desfile do SPFW
Imagem: Fernando Donasci/Folha Imagem

Colaboração para o UOL

29/01/2007 20h11

A fotografia de moda tem vários cliques e olhares diferentes: a fotografia de passarela, backstage, catálogo e de editorias de moda. Cada uma destas imagens, exige uma postura diferente do fotógrafo. O UOL entrevistou o fotógrafo, jornalista e curador Renato De Cara para explicar as diferenças.



De Cara é fotógrafo desde 1999 e sempre preferiu fotografar uma coleção do backstage, quando as modelos estão na fila prontas para entrar na passarela. Ele é, também, curador do espaço Mezanino da loja "Banca de Camisetas", nos Jardins em São Paulo, onde faz exposições que estabelecem uma relação entre imagem, moda e arte.



1. Fotografia de passarela.

"É uma fotografia bem técnica, de fotorreportagem. A grande preocupação do fotógrafo é com o foco e a nitidez da imagem. Para se obter uma boa foto de passarela, duas coisas são importantes. Primeiro o posicionamente no pit (local reservado para os fotógrafos e cinegrafistas na sala de desfile). Vários profissionais mandam seus assistentes para reservar um bom lugar no pit com antecedência, já que não há grandes intervalos entre as apresentações. Outra coisa que ajuda muito, é quando o diretor de desfile, explica para os fotógrafos como será a luz do desfile, o que já faz com que o profissional pense nas aberturas e velocidades adequadas para se conseguir uma boa foto".



2. Fotografia de Backstage

"Eu por opção prefiro fazer fotos no backstage do desfile, no momento em que as modelos estão prontas, na fila de entrada do desfile. Neste caso, diferente da passarela, tem mais emoção, as meninas estão mais relaxadas ou tensas, sem aquela atitude de desfile. Não tem cenário, luz especial, me sinto mais próximo do produto".



3. Fotografia de catálogo

"É o momento seguinte ao desfile. Aqui a criação é mais solta e as condições de fotografia mais controladas. Tem uma reunião com o estilista, o stylist e, em alguns casos, com o cenógrafo para entender qual a imagem que se quer da coleção. Você pode fotografar em estúdio, numa externa, depende do que ser quer".



4. Fotografia de editorial de moda

"Esta parte pertence ao editor de moda da revista. Recebemos um briefing, os looks que vão ser fotografados montados pelo stylist, as modelos, vemos o cabelo e o make, se vai ser em estúdio ou externo, qual a atitude que se quer. Ao mesmo tempo, vamos pensando qual a técnica que vai ser usada, a luz. Antigamente, ou ainda hoje, quando se usa filme, muitos fotógrafos fazem um teste com a polaroid para uma checagem. Com as câmeras digitais isso não mais necessário. Depois a foto ainda recebe um tratamento digital, do diretor de arte, que pode fazer interferências nas imagens, para se chegar ao resultado final".

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