Topo

Real Gabinete Português de Leitura encanta público no primeiro dia do Fashion Rio

O Gabinete Real Português de Leitura, palco do desfile de Walter Rodrigues - Arquivo Folha Imagem
O Gabinete Real Português de Leitura, palco do desfile de Walter Rodrigues
Imagem: Arquivo Folha Imagem

Da Redação

14/01/2007 22h41

O desfile de Walter Rodrigues, no domingo (14), começou com quarenta minutos de atraso de atraso, mas pela primeira vez os fashionistas presentes não reclamaram. Tudo por conta da locação escolhida pelo estilista, o Real Gabinete Português de Leitura, localizado no centro do Rio de Janeiro.



"Eu sou um gringo no Rio de Janeiro e acho que meus desfiles trazem sempre cenários que considero incríveis nesta cidade. O Real Gabinete parece uma caixa de jóias e tem esta reunião de conhecimentos, que é importante para qualquer estilista", declarou Walter Rodrigues após seu desfile.



De acordo com o site da instiuição, o prédio foi inaugurado em 10 de setembro de 1887. O projeto é do arquiteto português Rafael da Silva Castro, que se inspirou na arquitetura manoelina. O estilo, contemporâneo de D. Manuel 1º (1491-1521) e dos grandes descobrimentos, é caracterizado pelo rebuscamento, dinâmica das curvas e gosto pelos motivos inspirados na flora marítima e na náutica, próprios da época das navegações.



A instituição conta com uma biblioteca pública dedicada exclusivamente a literatura portuguesa.



Pouco conhecido, até mesmo pelos cariocas, o Real Gabinete fica na rua Luís de Camões, 30, Rio de Janeiro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2221-3138. A entrada e a consulta dos livros é gratuita.