Topo

Análise: Alessa propõe um cotidiano mais picante com coleção alegre e sensual

Modelo em performance da Alessa (15/06/2005) - Alexandre Schneider/UOL
Modelo em performance da Alessa (15/06/2005)
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

MARIANA ROCHA<br>Consultora de moda do UOL

15/06/2005 12h06

A estilista carioca Alessandra Migani, da marca Alessa, apresentou na manhã desta quarta (15), em sua própria casa e ateliê, a sua coleção de verão no Fashion Rio. No desfile, lúdico e sensual, a estilista propõe um cotidiano mais picante e celebra a condição humana no que esta tem de sexual e corpóreo.



Ao abrir sua casa e sua intimidade no desfile, Alessa propõe uma moda que fala mais de uma ideologia de vida do que propriamente dos valores de uma peça de roupa: uma maneira de viver alegre, otimista, despojada, e que traz a fantasia para dentro do cotidiano.



Logo na entrada da casa, no jardim, uma modelo sentada no gramado lavava roupas. No varal, estendidas, calcinhas de algodão com estampas eróticas de dadinhos com posições sexuais e de jardim das delícias, em que corpos se confundem com plantas. Uma calcinha, em especial, chama a atenção, muito grande, e celebra a variedade de tamanhos e forma dos corpos.



Na sala da casa, de paredes cobertas com espelhos, calcinhas preciosas, com babados e bordados de pedrarias que ecoam os pingentes dos lustres de cristal que vêm até o chão, contrastam com a simplicidade das peças apresentadas no jardim.



As roupas vibrantes, com um apelo quase de cabaré, transpiram sensualidade e propõem um dia-a-dia mais festivo, em que estampas com cenas de sexo apresentam com transparência a condição humana carnal. E a sexualidade é mostrada sem tabus, como um traço positivo dessa condição.



As camisetas e os vestidos de malha, com recortes e franzidos em tecido bem fino, constituem o ponto alto da coleção. Nessas peças, aliam-se a simplicidade formal e a investigação de possibilidades com o material.



As bermudas, shorts, saias e camisas foram em sua maioria feitas em tecido de decoração, mais encorpados. A dureza dos materiais, no entanto, não permitiu que as peças tivessem o mesmo bom resultado final. Leia também|Alessa promove o "sexo" dentro da própria casa|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/15/ult2976u5.jhtm|Balanço do segundo dia de desfiles no Fashion Rio|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/16/ult2976u23.jhtm