Topo

Casal celebra nascimento de bebê 'surpresa' após morte de gêmeo em gravidez fora do útero

Teddie passou cinco meses  escondido no útero da mãe - Reprodução/BBC
Teddie passou cinco meses escondido no útero da mãe Imagem: Reprodução/BBC

11/11/2016 11h19

Um casal britânico está comemorando o surpreendente nascimento de um bebê gerado por um tipo muito raro de gestação.

Sua mãe, a cabeleireira Sadie Brittle, 32, teve um diagnóstico de gravidez ectópica (fora do útero) na oitava semana --foi necessária uma cirurgia para a retirada do feto.

O que ela e os médicos não sabiam era que outro bebê estava se desenvolvendo normalmente no útero, ou seja, que se tratava de uma gestação heterotópica.

Sadie, que mora na região de Warwickshire, no centro da Inglaterra, conta que ficou "arrasada" quando descobriu que o óvulo fertilizado havia se alojado em uma das trompas de Falópio, inviabilizando a gravidez e provocando uma hemorragia.

Depois da operação para retirada do feto, ela e o marido, Gary, foram com a filha mais velha, de quatro anos, para a Espanha. Durante a viagem, porém, a mãe estranhou o fato de sua barriga ainda estar tão grande.

"Comecei a perguntar por que minha barriga ainda estava tão inchada. Foi então que descobrimos o gêmeo escondido", contou ela à BBC.

Quando a família voltou para a Grã-Bretanha, Sadie se submeteu a mais exames, que dessa vez detectaram a gestação, então no quinto mês. Isso quase três meses após o primeiro incidente.

A hemorragia interna causada pela gravidez ectópica escondeu dos médicos o fato de que havia outro bebê no útero da cabeleireira e que ele estava vivo.

Teddie nasceu dias atrás, após uma cesariana, pesando três quilos e bastante saudável.

Fenômeno raro

A gravidez heterotópica é um fenômeno no qual um embrião se aloja no útero e outro, fora dele.

"Acontece uma vez em cada 30 mil (casos). É muito raro", explicou Sadie.

Uma parteira, contou a mãe, chegou a pensar que os sintomas que ela vinha sentindo desde a operação tinham relação com os hormônios da gravidez interrompida, que ainda estariam em seu corpo.

"Eu nem acredito que ele está aqui. E que está bem", comemorou Sadie.

"Ficamos muito aliviados quando (vimos) que estava tudo bem com Teddie, mas foi uma mistura de emoções, já que ele deveria ter tido um irmão ou irmã", comentou o pai, Gary.