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Como o Facebook adotou ícones menos machistas

Designer surpreendeu-se ao não enfrentar resistência de colegas às mudanças - Reprodução/Facebook
Designer surpreendeu-se ao não enfrentar resistência de colegas às mudanças Imagem: Reprodução/Facebook

09/07/2015 12h40

A figura feminina no ícone do Facebook para amigos costumava ficar atrás do homem, mas, agora, foi movida para o centro e à frente.

Caitlyn Winner, que trabalha como designer no Facebook, afirma que notou que os ícones masculinos eram simétricos (exceto pelo cabelo) mas a mulher tinha uma pequena falha, "uma lasquinha no ombro".

A "lasca" era o ponto onde a figura masculina entrava na frente da figura feminina nos ícones para grupos. E Caitlyn não gostava do design.

"A mulher estava, literalmente, na sombra do homem. Reclamei com uma amiga, designer, e ela apontou para o cartaz... que dizia 'Nada no Facebook é problema de outra pessoa'."

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A partir daí, Caitlyn começou a redesenhar o ícone feminino, livrando-se também do cabelo, cujo formato lembrava, segundo a designer, "o capacete de Darth Vader (personagem dos filmes Guerra nas Estrelas)".

Após tentar diversas possibilidades de redesenhar o ícone, ela decidiu colocar a mulher à frente. Para tornar o resultado final mais natural, ela também suavizou os traços da figura masculina.

A designer fez o mesmo com o antigo ícone de "grupos", que tinha dois homens e uma mulher – com a figura feminina atrás de deles.

"Como uma mulher, educada em um colégio feminino, foi difícil não ver o simbolismo do ícone: a mulher... não estava em uma posição de 'fazer algo acontecer'", afirmou a designer.

A expressão "Faça Acontecer" (tradução livre de "Lean in", em inglês) é parte do título do livro da chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar. E também é slogan criado por Sheryl para falar sobre a posição das mulheres no mercado de trabalho.

Caitlyn pensou que iria ter problemas por mudar o ícone sem permissão, mas "ao invés disso, e, de uma forma mágica, os novos ícones começaram ser utilizados" no Facebook.