Topo

Capa da 'Newsweek' sobre sexismo no Vale do Silício é acusada de... sexismo

Capa foi considerada por internautas como sendo "desrespeitosa" e "horrível" - Reprodução/Newsweek
Capa foi considerada por internautas como sendo "desrespeitosa" e "horrível" Imagem: Reprodução/Newsweek

29/01/2015 11h55

A mais recente edição da revista semanal americana "Newsweek" traz uma reportagem de capa sobre sexismo e a escassa presença de mulheres na indústria de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia.

Mas a ilustração da capa da edição --uma imagem provocativa de uma mulher sem rosto e com um cursor de mouse levantando a sua saia-- está despertando um acirrado debate nas redes sociais.

Para muitos, a capa, que ilustra a reportagem intitulada "O que o Vale do Silício pensa sobre mulheres", acabou por reforçar estereótipos e sexismo em vez de lançar luz sobre o problema.

Entre os que condenaram a obra estão a escritora americana Goldie Taylor, que afirmou em um tuíte: "Eu trabalhei no Vale do Silício. O sexismo é real. Sua capa é horrível."

Para a pastora religiosa e pesquisadora Will Gafney, a capa é "desrespeitosa" e "definitivamente recomenda não ler a reportagem".
 

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2014/05/03/voce-e-machista.htm')

Alguns aproveitaram para criticar a suposta perda de relevância da "Newsweek", que já foi uma das revistas com maior circulação nos Estados Unidos, mas hoje em dia, segundo dados de 2014 do instituto Alliance for Audited Media, que mede a audiência e circulação de órgãos de mídia, não consta sequer entre as 25 publicações de maior circulação.

O jornalista e colaborador do "New York Times" e da "MSNBC" Josh Barro afirmou: "Pessoal, parem de surtar sobre a capa da 'Newsweek'. 'A Newsweek' não existe mais".

Jornalista ironizou a suposta irrelevância da "Newsweek".

Mas a edição não chegou a ser uma unanimidade negativa, mesmo entre as mulheres. A especialista em mídias sociais Margarita Noriega acredita que a ilustração representa uma mulher "se tornando um objeto, absolutamente fora do seu próprio controle".

Além de ter gerado debate nas redes sociais, a ilustração e a reportagem foram tema do site "Mediaite", que reúne temas que estão sendo comentados nas indústrias de mídia e entretenimento.