Arquiteto japonês cria catedral de papelão na Nova Zelândia
A catedral de Christchurch, na Nova Zelândia, que foi arrasada por um terremoto em 2011, será substituída por uma igreja de papelão. A nova catedral é um projeto do arquiteto Shigeru Ban, um pioneiro na chamada ''arquitetura de emergência'', em que estruturas podem ser rapidamente erguidas em zonas de desastres.
''Quando eu comecei a fazer isso, em 1986 ninguém falava de temas ambientais, ecologia, arquitetura verde. E aí isso virou moda. Não comecei a fazer isso por uma estratégia comercial ou ambiental, era um material reciclável, que a gente podia voltar a usar. A moda veio depois'', afirma Ban.
Construída a partir de tubos de papelão revestidos com poliuretano à prova de água e bloqueadores de fogo, a nova estrutura poderá abrigar 700 pessoas. Em princípio, a estrutura deverá funcionar por apenas dez anos, até que uma nova igreja seja construída.
Mas Ban espera que a resposta entusiasmada à sua catedral de papelão na Nova Zelândia poderá fazer com que ela se torne permanente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.