Topo

Fotógrafo registra beleza e decadência de prédios em Havana

Coloridos e danificados, arquiteturas antigas de Havana, Cuba, são registrados em fotografias - Michael Eastman/BBC
Coloridos e danificados, arquiteturas antigas de Havana, Cuba, são registrados em fotografias Imagem: Michael Eastman/BBC

27/12/2012 12h19

O fotógrafo americano Michael Eastman registrou as fachadas e interiores de prédios antigos de Havana.

Coloridos e danificados, os prédios retratados em Havana, Cuba, estão na nova exposição do fotógrafo na galeria Michael Hoppen, de Londres. Com a série "Havana", Eastman registra a textura e a decadência arquitetônica da capital cubana.

As casas, que já foram lares para pessoas ricas, têm fachadas decoradas e atualmente podem ser vistas como parte do cenário onde décadas de sanções dos EUA deixaram a cidade como um museu vivo de carros e prédios antigos. As fotos foram feitas durante a quarta viagem de Eastman ao país, com uma câmera analógica.

As fotos de Eastman revelam a vida passada dos prédios. Retângulos de cores mais claras parecem fantasmas dos quadros que já passaram pelas paredes. As fotografias já foram publicadas por revistas como Time, Life e American Photographer e seu trabalho está nas coleções permanentes do Metropolitan Museum of Art e do The Art Institute of Chicago, entre outros.