Topo

Arquitetos constroem cama elástica com pouco mais de 51 m em floresta russa

Arquitetos queriam desafiar o conceito de infraestrutura com "estrada-elástica" em festival de arquitetura - Caters
Arquitetos queriam desafiar o conceito de infraestrutura com "estrada-elástica" em festival de arquitetura Imagem: Caters

04/12/2012 14h31

Um escritório de arquitetura da Estônia instalou uma cama elástica com quase 52 metros no meio de uma floresta russa.

A passarela de borracha preta foi instalada pelo estúdio Salto como parte de um conhecido festival de artes da Rússia, a Aschstoyanie 2012.

A instalação, chamada de Fast Track (algo como "Rota Expressa", em tradução livre), foi erguida na floresta de Nikola-Lenivets, no sudoeste da Rússia.

Os visitantes podem pular em toda a extensão da cama elástica. Desde que foi colocada na floresta, no final de novembro, ela tem sido um sucesso.

Maarja Kask, Karli Luik, e Ralf Lõoke são os designers responsáveis pela instalação. De acordo com eles, a obra seria é "uma estrada e uma instalação ao mesmo tempo".

"(Ela) Desafia o conceito de infraestrutura que apenas se concentra nos aspectos funcionais e técnicos e tende a ignorar o que a cerca. Fast Track é uma tentativa de criar uma infraestrutura inteligente, que é emocional e corresponde ao contexto local."

"(Fast Track) Dá ao usuário uma experiência diferente de movimento e percepção do ambiente", escreveram os designers.

O festival Archstoyanie funciona como um laboratório ao ar livre, permitindo que arquitetos russos e de outros países usem o espaço para projetos experimentais.

Segundo os organizadores, o espaço do parque permite mais oportunidades de criação do que em um contexto urbano.

A floresta de Nikola-Lenivets fica a cerca de quatro horas de carro ao sul de Moscou, na região de Kaluga.