Modelo científico "lê" pensamentos e recria imagens
Cientistas da universidade UC Berkeley, no Estado americano da Califórnia, criaram uma técnica que reconstrói o que as pessoas veem a partir de informações obtidas dos seus cérebros.
A equipe do neurocientista Jack Gallant monitorou a atividade cerebral de um voluntário que assistiu por horas a diversos clipes de filmes. A partir desses dados, eles criaram um modelo que prevê a atividade neural que seria provocada por cada uma das imagens vistas.
Com esse modelo, foi possível recriar imagens apenas a partir da atividade cerebral do voluntário. As imagens produzidas pela técnica são borradas e não são idênticas às originais, mas mantêm uma certa correspondência com a realidade.
Os dados da pesquisa foram publicados em um artigo na revista científica "New Scientist" em 2009, mas o vídeo só foi divulgado agora. O vídeo, que não tem som, mostra à esquerda a imagem que foi exibida ao voluntário, e à direita o clipe que foi recriado com o uso da técnica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.