Facebook revela os períodos em que mais namoros terminam, diz especialista
Uma pesquisa compilando informações de usuários do Facebook revela em que época do ano as pessoas costumam terminar os namoros.
O jornalista e especialista em informação David McCandless e o designer Lee Bryon analisaram 10 mil mudanças de status no site de relacionamentos em que apareciam as palavras em inglês usadas para o fim de namoros: "breakup" e "broken up".
O resultado foi um gráfico com dois picos claros. O primeiro surge logo depois do dia dos namorados, nas semanas anteriores às férias de primavera no hemisfério Norte.
Em uma conferência da organização não-governamental TED (Technology, Entertainment, Design), em Oxford, na Grã-Bretanha, McCandless brincou lembrando que esse é o período de "spring clean", quando as pessoas aproveitam o clima um pouco mais quente para fazer grandes faxinas e reorganizações em casa.
A segunda onda de términos de namoro começa a aparecer em novembro e chega ao auge duas semanas antes do Natal.
A pesquisa mostra ainda que a cada segunda-feira há um pequeno aumento no número de pessoas que terminam relacionamentos.
O verão e o outono no hemisfério norte parecem as épocas mais estáveis nos relacionamentos, segundo a pesquisa, enquanto o dia menos provável para o fim do namoro é o Natal, data em que seria "cruel demais" ter a fatídica conversa com o parceiro, segundo McCandless.
Outra informação curiosa levantada no gráfico é que no dia 1º de abril há um pico nos términos de namoro, mas McCandless não arriscou uma explicação para isso.
O gráfico com as informações do Facebook faz parte do livro Information is Beautiful, de David McCandless, que mostra dados, fatos e informações através de imagens e gráficos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.